logofau
logocatfg
secao 4!

Estruturas Tensegrities:

Uma Cobertura para Pavilhão Itinerante

Maria Isabel de Lemos Santos

Cibele Haddad Taralli

A recorrente busca por novos materiais e novas formas de empregá-los na arquitetura e engenharia possibilitaram sistemas construtivos mais eficientes para a utilização humana. Acreditando nessa premissa, o presente trabalho é um primeiro passo para a realização pessoal de novos estudos relacionados ao melhor aproveitamento de material e custo-benefício em sua aplicação estrutural.

A pesquisa e projeto desenvolvidos neste trabalho tiveram como objetivo incorporar com novas possibilidades de construção o conhecimento adquirido ao longo do curso para possibilitar abertura do leque de opções de modalidades estruturais. Portanto, pode-se afirmar que apesar de se tratar de um Trabalho Final de Graduação, este não foi um trabalho de concluir e alinhavar conhecimentos específicos abordados e estudados ao longo do curso, mas uma nova busca.

Dado essa proposição, a pesquisa iniciou-se na busca de estruturas que apresentassem certos requisitos como estabilidade, sinergia, inovação, flexibilidade no uso, economia de material e leveza estética. Três tipos de estruturas apresentaram estas caratecterísticas: as tensegrities, tensionadas/retesadas e infláveis. Por questão de objetividade, foco de desenvolvimento no trabalho e desejo de saber mais sobre estrutura tensegrity, esta foi a modalidade selecionada para o desenvolvimento dos estudos.

Após a definição de estudo, surgiu o questionamento elementar: o que construir com este tipo de estrutura? Em vista a esta pergunta, a resposta mais adequada foi a de elaborar uma edificação capaz de comprovar e unificar a veracidade dos pré-requisitos estabelecidos na página anterior, através de estruturas tensegrities. O tipo de edifício definido foi o mais propenso a atender estas características: um pavilhão, que seja itinerante, comprovando assim a facilidade de transportar, montar e desmontar uma estrutura móvel e de peso relativamente leve. Além disso, um pavilhão precisa de uma área livre de maiores proporções que em outros edifícios, como casa ou habitáculo, o que torna necessária maior precisão quanto à estabilidade da estrutura, bem como a união de peças modulares. E ainda a necessidade de grandes vãos para proporcionar espaço livre para o uso.

O trabalho que desenvolve-se reúne sintaticamente estudos sobre as estruturas tensegrities, sua definição e aplicações já executadas, tanto na arte, arquitetura e em outras áreas. Procura classificar os tipos de tensegrities, disponibilizar estudos realizados até o presente momento, e estabelecer vantagens e desvantagens de uso e possibilidades de emprego que podem ser estudadas para futuras aplicações. Depois, o estudo passa a abordar o sistema cable dome, um desdobramento da utilização mais apropriada das estruturas tensegrities para o emprego de cobertura em edifícios. A parte projetual deste trabalho reúne tecnologias já disponíveis, mas nem tanto divulgadas, para a elaboração deste tipo de coberturas, como barras estruturais, membranas de cobertura e peças de encaixe.

FICHA TÉCNICA

O projeto do pavilhão itinerante consiste primordialmente em uma estrutura formada por uma cobertura em membrana sustentada por um sistema cable-dome, por sua vez, suportado por vigas em treliças metálicas tubulares. Subordinada a esta estrutura, uma marquise acompanha o perímetro externo gerado pela cobertura octagonal. Esta estrutura, também em treliça tubular metálica, possui cobertura no mesmo material, PTFE, mas utilizado de forma diferente.

Em estrutura itinerante pré-fabricada, montável e desmontável para ser implantado em áreas planas. A cobertura formada por este pavilhão cria uma área total de 4.688,5m2, de livre acesso, para ser utilizada em atividades culturais, recreativas e sociais - festas, exposiçoes, feiras, para públicos de uma média de aproximadamente 150 pessoas. As instalações de apoio como banheiros, cantinas e salas administrativas, também itinerantes, são acrescentadas ao projeto como módulos independentes da estrutura, podendo ser modificadas conforme a necessidade de uso.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo