logofau
logocatfg
secao 4!

Projeto gráfico de livro de receitas

Maria Isabel Momoe Ota

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli

O tema deste TFG é o projeto gráfico de um livro de receitas, que propõe um uso prático e também, um relato de uma experimentação e aprendizado na cozinha; estudando como o fazer culinário é uma experiência replicada, baseada em uma terminologia própria e como é representado. Dessa maneira, para a elaboração de um produto final conciso, o volume final foca no preparo do “donburi mono” e sua inserção na cultura culinária japonesa. Donburi?mono é um segmento da culinária japonesa que recebeu este nome do próprio recipiente onde é servida a refeição; uma larga e funda tigela de cerâmica. A escolha desse prato como tema principal do livro se justifica principalmente pela variedade de ingredientes, facilidade e rapidez de execução.

No âmbito cultural, pretende-se abordar o aumento do interesse popular pela gastronomia, tendo em vista que a perda da intimidade com com os processos de transformação culinária se relaciona à ignorância que o indivíduo moderno possui dos processos de trabalho; exemplificar como, através de diferentes projetos artísticos, o ato de se alimentar revela uma perspectiva antropológica ampla, tecendo uma rede de reciprocidades que tem o comer como eixo. Um dos pontos observados nesse trabalho é a maneira como a cultura determina aquilo que comemos. A comida mostra não só como as pessoas vivem mas o que elas pensam em relação aos outros: diferentes hábitos alimentares e diferentes maneiras à mesa.

A cozinha se situa no vértice da relação da casa com o mundo exterior. É nela que o mundo deve ser dominado e conformado à casa, onde acontecem os modos como procedemos essa domesticação da natureza. Entretanto essa transformação culinária, antigamente um processo longo e trabalhoso, se transformou radicalmente com o advento de inúmeras transformações sociais e tecnológicas. A cozinha, outrora um matadouro, tornou-se um espaço asséptico, e o ato de cozinhar, um ato vivificador e ritualístico, se resume agora a poucos minutos de aquecimento do produto pré-preparado.

O livro de receitas, então, seria a porta para adentrar nesse imaginário. Os antigos cadernos de receitas, passados de mãe para filha, evocam todo o modo de ser de uma família, isto é, o segredo da sua singularidade. Tudo o que vinha escrito ali tinha feição de evocação desse espírito familiar, capaz de levar a um bom termo uma receita. O livro passa a ser um meio de propagação da memória do trabalho de outras gerações.

Além disso, a receita como forma de transmissão de processos, é também um relato de uma experiência. Dessa forma, coloca-se a problemática da dificuldade na representação estática de um movimento fluído e contínuo, além da impossibilidade de se adquirir uma técnica necessária à aplicação desse processo sem a sua execução prática.

De maneira geral, as receitas modernas são enunciados que contêm:
- a especificação de matérias-primas componentes;
- a quantificação das matérias-primas;
- a eleição de um ou mais processos de transformação;
- a ordem ou encadeamento de gestos responsáveis pelo aparecimento do produto em certo nível tecnológico materializado em utensílios;
- os provérbios, truques ou tours de main, ou dicas para se chegar a um bom resultado.

Além da dificuldade que se encontra na mistificação do ato de cozinhar, a linguagem é deficiente para descrever as ações físicas, o que fica mais claro no caso de linguagem destinada a nos dizer o que fazer.

Em aspectos gerais foram observados alguns pontos em comum nos livros de receita escolhidos como estudos de caso, que serviram como guia para a execução do livro final:

tipografia:

A diferenciação na leitura das etapas da receita normalmente é bem marcada pela mudança no tipo, bem como no peso e tamanho. Essa abordagem reforça o caráter de linearidade das ações na receita, expressando claramente o início (ingredientes), meio (preparo) e fim (refeição) do processo; também permite que o usuário seja capaz de discernir rapidamente as diferentes etapas em um enunciado com muitas informações simultâneas. Além disso, um destaque diferenciado é dado ao texto que introduz ou tem um caráter de nota ou sugestão (os tours de main), às vezes junto com a utilização de boxes ou cores.

representação fotográfica:

Os padrões de cores atuais tendem aos tons naturais e cores terrosas ou cores primárias e secundárias combinadas. Há utilização de paletas de cores de acordo com os padrões de cores complementares que trabalhem bem uma com a outra. A iluminação é simples e em tomadas mais amplas o foco seletivo se concentra no conteúdo do prato.

natureza do suporte:

Os livros mais recentes possuem um suporte similar: apesar de variar em tamanho e número de páginas, eles se caracterizam por serem ricamente ilustrados com fotos e, por essa mesma razão, seu miolo é totalmente feito com papéis com melhor acabamento para impressão a laser. Os fundos neutros são predominantes e sua utilização é justificada pela natureza da reprodutibilidade das fotos dos alimentos.

A produção desse TFG se inicia pela definição do objeto de estudo, o livro de receitas e pela seleção de alguns estudos de caso. Além disso observa que a receita representa mais do que um processo de descrição metodológica. Assim, o trabalho pretende analisar o livro de culinária como um instrumento que pode tanto mistificar o trabalho na cozinha como também ser um agente familiarizador dos processos culinários tradicionais; contrapõe-se então à idéia da culinária como arte e insere a cozinha como um local de produção onde métodos e processos são explícitos.

Além dos livros, esse estudo também se aproxima da receita em outros substratos e diferentes mídias; considerando quais contribuições eles trazem ao leitor/cozinheiro amador. A meta deste TFG é contribuir para a discussão da representação da experiência culinária por meio do desenvolvimento de um livro.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo