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secao 4!

Móvel para todos

Nathalia Yukari Watanabe

Giorgio Giorgi Jr

O TFG móvel para todos é um estudo de um móvel que vem ao contraponto do senso comum do móvel que conhecemos na atualidade. Este estudo pretende compreender o cenário que um móvel enfrenta quando projetado para famílias que vivem em favelas em áreas urbanas, famílias estas que vivem em condição de extrema pobreza (70 reais mensais) ou abaixo dessa linha.

Para compreender este cenário, foram considerados os seguintes elementos: Contexto social, Comercialização, Produtos precedentes, Questão ambiental e Material e desenho, que foram divididos por capítulos no caderno final do TFG apresentado.

A partir do estudo aprofundado de cada elemento chave deste estudo, foram estabelecidos os pilares deste levantamento: situação de emergência das famílias, espaço reduzido, grande número de habitantes, uso do espaço, custo acessível, inserção na indústria atual, produção de baixo custo, descarte ou acúmulo de lixo, redução de matérias primas naturais, desenho reconhecível ou familiar.

Por contexto social, foi estudado o trabalho feito pela ONG Um Teto para meu País, organização latino americana presente em 19 países que trabalha para a erradicação da extrema pobreza, através da qual a aluna teve contato direto com o contexto social da favela. Esse conhecimento foi fundamental para o interesse no estudo e também na compreensão da din‰mica que existe dentro das casas nas favelas. Foram levantadas a utilização espacial dentro das casas construídas por UTPMP na Grande São Paulo. Estudou-se a organização espacial, os principais móveis encontrados dentro das casas, os móveis essenciais para as casas e também o interesse e necessidade das famílias.

Também foi estudado a questão comercial do móvel. Aqui, estamos falando, em número, de uma população (classes D e E) que passam dos milh›es em São Paulo, e que é uma parcela da população que tem poder aquisitivo e que até o momento não fora contemplada no sistema econômico de forma estudada e real, com produtos que atendam a sua necessidade e falem sua linguagem.

É preciso entender como essa parcela da população, que tem baixa renda, consome produtos e bens. O principal exemplo são os móveis do grande magazine Casas Bahia, em que os produtos são vendidos a preços baixos e com formas de pagamento facilitadas e diversas. Esses móveis, consumidos pelas classes D e E configuram um enorme mercado, que embora grande consumidor, não tem adaptado o desenho dos móveis a sua realidade espacial da casas. Os móveis são muito grandes para a casa que possuem.

Como base do estudo do móvel, foram analisados alguns exemplos de sucesso que atenderam a necessidade da comunidade a um desenho bom e funcional, tal qual proposto pelo Centro de Innovación, de Un Techo para Chile. Dentre os exemplos, foram estudados o Re-Lava, Escorredor de Pratos e FiltroLluvia.

Outra preocupação levatantada foi em relação à questão do meio ambiente. O móvel deverá estar inserido em um ciclo fechado (cradle to cradle), que prevê a destinação final do produto como forma de melhorar o meio ambiente.

Desta forma, é proposto de forma preliminar os móveis MT 01 e MT 02 que levam as consideraç›es levantadas previamente, em que ambos pretendem otimizar o aproveitamento espacial dessas pequenas residências.

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