logofau
logocatfg
secao 4!

Educação e Sustentabilidade:

Um projeto de escola em Teresina-PI

Daniela Santana Andrade

Denise Helena Silva Duarte

As consequências da exploração descontrolada dos recursos do meio ambiente são amplamente discutidas e evidenciadas no cotidiano da vida contemporânea. Cenários para a próxima geração apontam para ar irrespirável, água não potável, resíduos impossíveis de administrar, combustíveis fósseis esgotados e um planeta inabitável.

Esses cenários para a geração futura podem e devem ser alterados com o uso de tecnologias, com a aceitação de que alguns dos recursos naturais são esgotáveis e com as práticas autossuficientes que criem uma relação saudável entre natureza, edificações e território das cidades, onde metade da população mundial e 81% da brasileira habita.

O fato de que metade dos recursos mundiais são consumidos pela construção civil prova a responsabilidade de arquitetos, engenheiros e designers em mudar esse quadro, tendo em vista a incapacidade do planeta em abastecer a demanda. O projeto arquitetônico é capaz e deve contribuir para a sustentabilidade.

Em geral, as edificações da região nordeste do Brasil, inclusive na cidade de Teresina, de clima rigoroso, não oferecem ao usuário o conforto térmico adequado. O uso de recursos artificiais de refrigeração nessa região do país são excessivamente empregados a fim de tornar vivenciável o ambiente. Levando, assim, ou a um consumo exacerbado de energia elétrica com o uso de aparelhos de ar condicionados e ventiladores ou , quando não se paga por esse consumo pelas complicações políticas e econômicas nacionais, o conforto do usuário deixa de ser uma prioridade.

O estudo e a realização consequente de um projeto arquitetônico que coloque como prioridade a qualidade do conforto do usuário por meio de práticas sustentáveis, é um exercício em que projeto e construção levam ao desenvolvimento que atende a sociedade contemporânea, sem prejudicar as futuras gerações de conseguirem suprir as suas necessidades. O objetivo deste trabalho não é somente projetar com eficiência térmica, mas também com eficiência energética através de um projeto experimental escolar na cidade de Teresina.

A opção de empregar e exemplificar essa linha de estudo em unidades de ensino é de fácil justificativa. A importância da escola na sociedade em que vivemos é indiscutível. O seu papel é cultivar na população uma base para o alargamento intelectual e moral da sociedade.

Segundo Ornstein e Borelli (1995) , os problemas dominantes das edificações escolares se referem aos atributos de conforto térmico e funcionalidade.

Iluminação, ruído, mobilidade, conforto e ergonomia são fatores que influem diretamente sob o rendimento de atividades de trabalho. Fazer uso de uma arquitetura eficiente é necessário nos edifícios escolares para a obtenção do conforto do usuário sem prejudicar o meio ambiente.

Retomando a discussão da necessidade de aplicar a sustentabilidade na sociedade atual, o tema escolhido para esse trabalho é o projeto de um edifício escolar municipal na cidade de Teresina com enfoque no uso eficiente das questões sustentáveis em projeto e construção.

A pesquisa, em uma primeira etapa, se iniciou com um levantamento e estudo bibliográfico sobre conceitos e discussões dos ramos da sustentabilidade, contextualizando o tema no mundo e no Brasil. Também fez parte desse levantamento o papel do projeto e da construção sustentável e o do edifício escolar, além da retomada de conceitos do conforto ambiental. Com essa fase se pode abranger a compreensão geral do significado do projeto de arquitetura pensado sob a ótica da sustentabilidade, dando ênfase ao estudo do conforto ambiental.

A segunda etapa englobou pesquisa da cidade de Teresina e sua consequente escolha do terreno. Nesse momento, foram coletados os dados projetuais exigidos pelas normas e prefeitura. Entende-se que o arquiteto deve responder a todas as expectativas do usuário e do cliente, atendendo o programa solicitado, sem deixar de propor soluções inovadoras e eficientes. Pesquisas em escolas municipais fazem parte desta etapa, juntamente com as pesquisas de campo no terreno para o fechamento do programa da unidade a ser feita, unido com o estudo macroclima e mesoclima do local do projeto.

Em um terceiro momento, realizou-se a parte projetual, chegando a um projeto legal com estudos que concretizem uma avaliação do desempenho térmicodas salas de aula.

Resumo técnico:

Projeto de escola-praça municipal de ensino fundamental, abrigando 10 salas de aula, biblioteca, refeitório, quadra coberta, equipamentos de lazer abertos a comunidade entre outros elemento.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo