logofau
logocatfg
secao 4!

EDIFICIO CORPORATIVO -

PROLONGAMENTO DA AVENIDA DR. CHUCRI ZAIDAN

FELIPE PISTORI DEVITTE

EDUARDO DE JESUS RODRIGUES

IMPLANTAÇÃO

A implantação da lâmina do prédio de escritório foi feita paralela á Rua João Peixoto dos Santos. As rampas de entrada e de saída da garagem foram colocadas em um acesso recuado desta rua para não atrapalhar o fluxo de carros da Avenida Dr. Chucri Zaidan.

Foi projetado um módulo considerado o acesso à parte privada do edifício, ou seja, para as salas de escritório. Este módulo está rebaixado em relação ao nível da rua em 1,25 metros, o que ao mesmo tempo gera uma proteção e especificidade para aquele ambiente. As catracas, o balcão da recepção, e três elevadores estão voltados para esse acesso, assessorados por uma estrutura de apoio. Outro elevador e a escadaria de emergência estão no nível do solo.

O módulo foi repetido 4 vezes sendo rotacionado e disposto dentro da modulação de 15 x 15 metros entre os pilares, voltando o acesso dos elevadores em cada momento para uma direção diferente.

Foram desenhadas marquises que encaminham o pedestre de todas as direções da quadra para baixo do volume edificado e também para a escadaria que chega ao módulo da recepção.

O restante do embasamento também foi configurado trabalhando com essa variação de altura, descendo ou subindo 1,25 metros, intercalando esses volumes (ou vazios) com canteiros de vegetação árida, com o uso de cactos e outras plantas carnosas, para garantir a ampla visibilidade que é proporcionada neste ambiente.

Uma área de manutenção foi reservada no pavimento térreo, com um portão e capacidade de estacionamento de caminhão, ao lado de um espaço de depósitos que pode ser utilizado de diferentes formas.

A utilização do mesmo tipo de piso tanto nas áreas sob a edificação quanto nas calçadas e nos outros calçamentos da praça dá ainda maior integridade visual ao conjunto dos espaços livres do térreo.

Foi utilizada a projeção do estacionamento para criar uma praça seca, em degraus, com canteiros elevados e espelhos d’água, que traz a mesma linguagem dos desníveis para fora da projeção do prédio. Os degraus sobem ou descem de 18 em 18 centímetros. Uma das marquises atravessa por debaixo de toda a construção e avança para dentro da praça, dando continuidade para esse caminho que passa pela quadra inteira. Quando essa marquise chega às áreas gramadas ela se dissolve em um pergolado e o piso muda para placas de concreto poroso que permite a absorção da água, chegando até a calçada.

O caminho principal com uma curvatura de um dos lados atravessa a quadra longitudinalmente. Essa curvatura puxa os pedestres para o centro do conjunto edificado e para baixo da marquise que corta todo o terreno.

O restante das áreas gramadas faz parte da área permeável do terreno, permitindo o desenhos desses espaços com árvores mais frondosas, sem necessidade de canteiros.

Mais próximo da Rua José Vicente Carvalho foi projetado um anexo ao edifício principal, com um salão de exposições e um auditório, configurando juntamente com o edifício principal um centro corporativo.

PAVIMENTOS-TIPO

O Edifício possui uma altura baixa (50 metros) com seus 10 andares. A sua horizontalidade foi permitida graças à ampla dimensão dos seus pavimentos-tipo com cerca de 2000 m² cada um deles, descontando a área de circulação vertical e horizontal, os banheiros e as varandas.

Um diferencial na proposta do projeto é a existência de varandas em diferentes pontos dos pavimentos-tipo. Os seus volumes criam um movimento na fachada, ao mesmo tempo em que a vegetação que pende de suas jardineiras dá um aspecto bastante diferenciado à fachada da edificação, se contrapondo as peles de vidro constantes e intermitentes que vem se repetindo desde a década de 1970.

Essas varandas também são locais de encontro. Podendo ser instaladas mesas e criados espaços de estar e convívio entre os colaboradores de diferentes escritórios que convivem em uma mesmo andar. O acesso pra elas se dá por dentro das salas dos escritórios e também pelo hall de acesso a circulação vertical.

Cada pavimento-tipo pode ser divido em 4 áreas distintas, cada uma delas abastecida por um dos fossos de elevadores que foram instalados, particionando o edifício funcionalmente.

Para aumentar ainda mais a funcionalidade das salas de escritório, os banheiros foram retirados de dentro delas sendo colocados ao lado do fosso de circulação vertical. Apesar disso, existe a possibilidade de instalação de banheiros e copas dentro das salas caso seja interessante para a empresa, proporcionado pelo entre forro de aproximadamente 1,00 metro, no qual podem passar os canos de esgoto e podem chegar os de água fria.

O pé – direito é de 3,75 metros, mas o pé – direito útil (descontando o forro) é de 2,70 metros (descontando os 90 centímetros da viga, mais 15 centímetro do forro. Foi utilizada estrutura metálica no prédio pelo menor tamanho das peças em relação ao aço. As lajes são de Steel Deck.

Os possíveis desenhos de layout dos pavimentos que foram apresentados são mera especulação. Podem ser alterados sem nenhum problema para o desempenho do edifício.

COBERTURA

Na cobertura foi proposto um restaurante de 206 lugares, com um bar, como mais um diferencial da proposta. O bar pode ser utilizado tanto pelos funcionários em horário de almoço, como também para o público em geral, mesclando novamente os espaços públicos e privados.

Além do restaurante, existem 2 reservatórios de água fria, de 33.000 litros cada um, as casas de máquinas dos elevadores e também o heliponto.

O heliponto foi projetado de acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros, com uma área de pouso de 19 x 20 metros e a resistência do piso de 6.

A laje de cobertura com contra piso em argamassa para determinar as quedas de água da chuva e impermeabilizada com manta asfáltica.

SUBSOLOS

Foram necessário 2 subsolos para a abrigar as 490 vagas de garagem necessárias, 1 para 50 m² de área de escritório construída. No subsolo também existem salas de manutenção e espaço para 3 reservatórios de água.

Do primeiro subsolo pode-se chegar ao foyer do auditório pela área de exposição, passando pelo lado de um pequeno café.

ESTRUTURA E MODULAÇÃO

O edifício possui estrutura de aço. Seus pilares de 90 x 40 centímetros são revestidos com placas de alumino composto.

As vigas também de 90 x 40 centímetros vencem os vãos de 15 metros entres os pilares e são protegidas pelo forro, gerando um entre – forro de cerca de 1,00 metro.

As lajes são construídas com o método do Stell Deck. Possuem 12 centímetros de alturas, adicionados mais de 3 centímetros de contra piso e mais 2 do piso final.

EDIFICIO ANEXO

Para deixar o espaço da quadra mais fluido e com mais um atrativo para o público foi feito um anexo que tem como foco a parte artística.

Composto por um amplo salão de pé direito duplo que funciona como área de exposição, 4 salas multiuso e um auditório. No foyer onde são feitas as exposições existe uma estrutura metálica que sustenta uma passarela que permite o acesso das pessoas pelo nível 00,00 (da quadra), enquanto a entrada principal se dá por uma grande rampa que desce pelo lado do edifício e passa por baixo do caminho principal.

A estrutura deste anexo é de concreto. As paredes laterais portantes sustentam a cobertura que em parte funciona como uma arquibancada ou mirante voltado para o Prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zadan e na outra como um jardim.

ficha técnica

Área Construída Total = 53.608,67 m²
2º Subsolo = 6.810,99 m²
1º Subsolo = 7.928 m²
Térreo = 3.625 m² (projeção do prédio)
1º e 6º Pavimentos = 3.320,95 m²
2º e 7º Pavimentos = 3.479,97 m²
3º e 8º Pavimentos = 3.317,73 m²
4º e 9º Pavimentos = 3.335,39 m²
5 e 10º Pavimentos = 3.559.65 m²
Restaurante = 717,30 m²
Heliponto = 500 m²
Estacionamento = 13.440,34 m², com 443 vagas
Cultural (Exposição e Auditório) = 1.297,66 m²
Escritórios = 21.600 m²
Circulação 4.383,5 m² Hall de Elevadores
8.043,88 m² de varandas
C.A. = 53.608,67 (área total) - 13.441.33 (áreas de estacionamento)/14.600 = 2,75
T.O. = 7.928 (área do 1º subsolo) / 14.600 = 0,54
Permeabilidade: 2.271,58 / 14.600 = 0,155

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo