logofau
logocatfg
secao 4!

Ilumina, Luz! –

Apropriação Artística de espaço urbano no Bairro da Luz

Isadora do Nascimento Giuntini

Artur Rozestraten

Este trabalho é um exercício de apropriação artística de um ambiente urbano.

A Região da Luz é o contexto do ambiente adotado como objeto de estudo não apenas por sua riqueza cultural e importância para a capital paulista mas, especialmente, em virtude da política urbana municipal vigente que prevê radical transformação de grande parte de seu tecido, uso e ocupação, através do projeto Nova Luz. Sendo assim, foram adotadas as duas primeiras quadras demolidas em 2007 como área de intervenção.

O projeto Nova Luz pretende intervir em 45 quadras de forma incisiva, alterando não só o corpo físico dos edifícios ou mesmo das quadras inteiras, com desapropriações e demolições, mas também a sua espacialidade e relação com o entorno e a própria cidade. A Região da Luz, tão espetacularizada há décadas por ‘intervenções urbano-culturais’, terá, se este projeto vingar, cenário ampliado para tristes espetáculos turísticos.

Na contramão da lógica ensimesmada da especulação imobiliária, este trabalho teve o objetivo de, metonimicamente [ a parte pelo todocidade ], enxergar a potencialidade de um ambiente urbano abandonado há quatro anos sugerindo intervenções que o tornassem ‘‘palco ativado’’.

Baseado em estudos sobre as relações entre cultura, ambiente e percepção ambiental, foi elaborado um exercício de apropriação das quadras como praça que olha e reconhece as fachadas de seu entorno, acreditando-se que, assim, possa-se abrir um lugar de encontro, reflexão e experiência efetiva do espaço como práticas de resistência da vida urbana.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo