logofau
logocatfg
secao 4!

Edifício mulifuncional e escola de cultura -

redesenho da quadra para a construção de um percurso na Liberdade

JULIANA ALLONSO MIZUMOTO

KHALED GHOUBAR

INÍCIO DE ESTUDO

O estudo iniciou-se pelo estudo do bairro através de visitas de campo procurando reconhecer o lugar, analisar suas deficiências e qualidades urbanísticas.Nessas visitas foi feito um estudo fotográfico de fachadas na Rua Galvão Bueno, com o intuito de encontrar alguma linguagem arquitetônica, alguma unidade entre os edifícios.Para um aprofundamento sobre a logística do bairro foram feitas algumas pesquisas informais, através de conversas com os comerciantes e moradores dos arredores.A pesquisa focou no dia a dia dos usuários do bairro, através de questões que se referiam ao uso de transporte público, serviços disponíveis, segurança, equipamentos públicos, lazer, vida noturna, faltas destes ou um bom uso do que ha disponível no bairro.

Após as visitas e estudos preliminares do bairro foi possível constatar algumas deficiências e características que foram decisivas para dar início á escolha de terreno e posterior intervenção:

falta de unidade arquitetônica dos edifícios; bairro cenográfico; carência de estacionamentos; Falta de sanitários públicos; falta de área para lazer; rua diurna.A Galvão Bueno, via de maior destaque turístico, é predominantemente uma rua comercial, Na Av. Liberdade pode-se encontrar vida noturna intensa, ou em bares e restaurantes pequenos. Falta de comunicação com a Radial Leste-Oeste.O motorista não vê o bairro e a comunicação viária é feita através de alças distantes do centro do bairro.Para iniciar o projeto foram consultados os dados fornecidos pela subprefeitura da Sé 2 sobre zoneamentos, leis urbanísticas, coeficientes máximos, limites de construção, além de propostas futuras pensadas especificamente para a área. Essa consulta teve por finalidade principalmente conhecer o que já foi pensado e considerado para o bairro, além de procurar pontos específicos para uma futura intervenção.

ÁREA ESCOLHIDA

No terreno escolhido funciona atualmente a sede do 1o Distrito Policial da Policia Civil, toda a área é ocupada pelos serviços, incluindo os galpões da R. Galvão Bueno e o seu interior, que hoje é um estacionamento da Policia que funciona no casarão voltado para a Rua da Glória.A edificação principal é o casarão com entrada principal para a Rua da Glória,com aproximadamente 2000m2 entre 3 pavimentos e anexos.O Casarão e a sua frente a praça Américo de campos. A praça também faz divisa com a radial e também possui um desnível aproveitado pelos diferentes patamares de árvores e bancos.

O PROJETO

LIGAÇÃO - PASSAGEM - COMÉRCIO - MORADIA TRABALHO - CULTURA

IMPLANTAÇÃO

A solução encontrada para a implantação dos edifícios projetados se refletiu no desenho de 2 lâminas, uma de escritórios horizontal, voltada para a Radial, servindo de proteção acústica para a lâmina de apartamentos voltada para a Galvão Bueno.

EIXOS

Após a definição da implantação, partiu-se para o estudo dos subsolos, uma das premissas de projeto era projetar as garagens de maneira que a estrutura dos subsolos se adequasse ao máximo à estrutura das torres e que não fosse necessário o uso de vigas de transição que normalmente encarecem a estrutura. Para o melhor aproveitamento da garagem foi encontrado o sistema de eixos espaçados 6,5 e 8,5 metros.

GARAGENS

TÉRREO

Uma das primeiras decisões do projeto foi a abertura da quadra para o acesso livre e público e através do estudo de fluxos e implantação foi pensado um térreo comercial e de passagem.

As lojas se localizam logo abaixo da torre de habitação e são recuadas 2 metros do eixo da fachada

Na praça das lojas tem-se o acesso a torre de escritórios, aos elevadores e escadas que levam ao subsolo e, também, ao acesso privado da torre de apartamentos.A escadaria foi pensada para ser um espaço de permanência, projetada com espaço suficiente para que sirva de passagem e também como arquibancada para apresentações da escola. As praças podem ser acessadas pela Rua Galvão Bueno, pela Américo de Campos e pela entrada lateral do casarão pela rua interna, paralela à Radial.

PAVIMENTO TIPO_UNIDADES_ESCOLA DE CULTURA

PROJETO

O projeto partiu do estudo dos eixos da planta original de 1911, os eixos variam de 5m a quase 7m, possui alvenaria estrutural de aproximadamente 48, 17 e 30cm. Tais eixos foram considerados e a partir deles foram redesenhadas as plantas do projeto considerando as paredes principais, caixa de circulação. As alturas de pé direito foram retiradas da planta original, que possui um pequeno pedaço de um corte desenhado na época.Para a criação não se considerou qualquer regra ou lei de tombamento ou de restauro. Apenas algumas observações e decisões pessoais de preservação ou não de certas áreas e elementos.O programa está dividido nos 3 pavimentos, sendo o 1o subsolo e o 1o pavimento de acesso privado da escola e o piso térreo como exposição e bares.

PRAÇA ALMEIDA JÚNIOR

A intervenção na praça Almeida Júnior se iniciou também do estudo de fluxos , ela é um local de passagem de pedestres que descem da Rua da Glória para a Rua Conselheiro Furtado e essa passagem é feita hoje permeando as árvores ou pela calçada.A praça está em bom estado de conservação porém, sem muito uso. Para a intervenção foi pensada uma divisão clara de usos: passagem e lazer. A passagem não se modifica, continua descendo paralela à Rua Américo de Campos e o lazer se expande para a Radial em forma de decks de madeira.A intenção é criar espaços diferentes e que possam abrigar equipamentos públicos como equipamentos de ginástica usados ao ar livre.Como forma de questionamento de desenho urbano, foi proposto também o acesso de pedestre da larga calçada da Radial para o bairro por meio de escadaria permeado as árvores do talude.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo