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secao 4!

Sistema de Equipamentos Públicos Culturais na subprefeitura de Itaquera

Melina Furuta Kuroiva

Alexandre Delijaicov

O trabalho consiste em uma proposta de um Sistema de Equipamentos Públicos Culturais na subprefeitura de Itaquera. Os equipamentos públicos devem ser pensados além do edifício em si, com uma visão sistêmica, planejada, multidisciplinar e intersecretarial.

Após análise da Subprefeitura de Itaquera, foram escolhidas diversas áreas para a implantação de equipamentos culturais, levando em consideração critérios como carência de equipamentos públicos, vulnerabilidade social, tamanho do terreno, facilidade de acesso por meio de transporte público e proximidade com escolas públicas. Foram previstos a implantação de diversos equipamentos culturais em diferentes escalas (equipamento central, equipamento intermediário e equipamento de bairro). Elas se diferenciam pelo programa, sendo mais ou menos abrangentes. É importante ressaltar que os programas dos equipamentos foram pensados não somente como uma forma de aquisição de cultural, mas também um meio de produção, em uma área periférica carente de recursos.

Foram escolhidos três terrenos para o desenvolvimento projetual dessas diferentes escalas de equipamentos culturais. Os projetos foram tratados como uma família, seguindo uma hierarquia do programa de necessidades e com características comuns, principalmente no que se refere à estrutura e à identidade visual.

Os três projetos possuem vigas metálicas e apoios em concreto. Junto aos acessos estão sempre presentes os programas mais livres, como áreas de exposições, café, leitura de periódicos, computadores com acesso à internet e etc. Os blocos servidores se encontram concentrados, deixando a planta mais livre e flexível, permitindo modificações posteriores, de acordo com os princípios e diretrizes da Fundação Biblioteca Nacional. Além disso, procurou-se manter as estantes de livros longe da insolação direta, deixando mesas de estudos e trabalho mais próximas às aberturas.

O Equipamento de bairro se localiza em uma área de uso predominantemente residencial de baixo gabarito, com ruas de tráfego local e próximo a diversas escolas públicas. O terreno é muito generoso e permite que se crie uma grande praça, que através de seu desnível pode criar um espaço para eventos como cinema a céu aberto ou pequenas apresentações.

O edifício também tira proveito do desnível do terreno, seu acesso principal se dá por uma rampa na rua mais movimentada, servida de transporte público. Junto à entrada, estão concentrados os programas mais livres, como leitura de periódicos, pequena área de exposições, área de estudos e computadores com acesso à internet. Nesse pavimento também se encontra a área infantil, e uma grande varanda que se caracteriza como um mirante e uma área de transição entre a praça e o edifício no pavimento inferior. O acervo circulante e de referência se encontram em uma área mais reservada e no mesmo nível da praça. O programa não se restringe apenas à biblioteca, ele foi ampliado como uma forma de atrair mais usuários.

O Equipamento intermediário se localiza em uma área movimentada com vias coletoras e de fácil acesso por meio de transporte público. Seu entorno possui diversos edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. O projeto segue esse gabarito, fazendo uma contraposição entre o edifício de equipamentos e a praça de equipamentos (em relação às outras escalas do sistema).

Os acessos ao edifício fazem uso das diferenças de níveis, a entrada do auditório é feita em nível pela praça e os demais acessos são feitos por meio de rampas. A praça faz uso do desnível do terreno para criar um pequeno anfiteatro a céu aberto, onde poderiam ocorrer apresentações de dança e teatro. Foi criado também um espaço para a ocorrência de uma pequena feira livre existente no local.

Uma das rampas dá acesso à área administrativa e a outra encaminha à biblioteca, em um pavimento mais livre, com atendimento, área de exposições, leitura de periódicos, café e uma grande sala com acesso à internet, acervo multimídia e mesas para estudos livres. O bloco servidor fica concentrado em uma única prumada, deixando a planta do edifício mais flexível. A biblioteca em si, fica nos pavimentos superiores, e tem acesso a um grande terraço descoberto. Além disso, estão inclusos no programa uma grande sala de ensaio de dança e teatro, estúdios de gravação e salas de cursos.

O terreno do Equipamento central se localiza próximo a grandes avenidas, de fluxo intenso, e próximo ao Terminal de ônibus Antônio Estevão de Carvalho. Dentro de seus limites está localizado o Circo Escola Águia de Haia, que teve seu programa absorvido no projeto. Além de artes circenses, há o desenvolvimento de atividades de dança, teatro, acompanhamento familiar e etc. A apropriação do circo escola torna-se muito importante para fazer ligação com a comunidade local. Essa é uma das áreas mais vulneráveis socialmente dentro da Subprefeitura de Itaquera, a criação dessa praça de equipamentos culturais se tornaria um polo estruturador da região.

Os fluxos das principais avenidas convergem para um mesmo ponto, onde o edifício da biblioteca e do teatro estariam recuados em relação à rua, formando uma praça de acolhimento. Eles possuem acessos independentes, mas compartilham da mesma estrutura. A biblioteca possui pé direto duplo, passível de expansão posterior.

Neste mesmo local ocorrem feiras livres aos domingos e quintas-feiras a noite. A praça de equipamentos está dividida em quatro blocos: o bloco da biblioteca e teatro; bloco de atividades relacionadas à dança, teatro, fotografia, música e atividades do circo; bloco esportivo e a tenda do circo escola. Todos os blocos se encontram em torno de uma grande praça onde é possível avistar todas as atividades do conjunto. A praça não se fecha nos edifícios, ela é permeável e estabelece relações com eixos de fluxo e visuais de seu entorno.

O conjunto está implantado na parte mais plana do terreno, que possui um desnível de 30 metros. O bloco de atividades está sob pilotis e tira proveito desse desnível para criar um mirante. Todos os blocos possuem estrutura modulada, com vigas metálicas e apoios em concreto. A estrutura física do bloco esportivo (sanitário e vestiários) pode servir ao circo escola, quando houver espetáculos, dando um uso mais efetivo a ele.

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