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secao 4!

SESC Guarulhos

Natália Turri Lorenzo

Fábio Mariz Gonçalves

O objetivo deste trabalho é projetar equipamento de cultura e lazer. Neste intuito, tem importância o exercício de projeto de edifício propriamente dito, assim como seu diálogo com a cidade. Para isto foi escolhido como tema o projeto de um SESC - Serviço Social do Comércio, que contempla os propósitos desejados, tendo no seu programa de necessidades espaços variados como: biblioteca, área de leitura, auditório/teatro, salas multifuncionais, salas para uso de internet, piscinas, quadras para prática de esportes, salas de ginástica, áreas de convivência, restaurante e lanchonete.

A respeito do diálogo com a cidade, tem interesse às questões urbanas pertinentes a esse espaço, como sua ligação com o entorno, inserção urbana e infraestrutura para acesso. Para isto, buscou-se encontrar um local adequado para implantação deste estudo.

Com esse objetivo foi estudada a distribuição desse equipamento e outros semelhantes, como os CEUs, Centro Educacionais Unificados, pela região metropolitana de São Paulo. A princípio na busca de um local na cidade de São Paulo carente de equipamentos desse gênero. Com o levantamento, foi observada a ausência de um SESC na cidade de Guarulhos. Cidade que é o segundo maior município do estado em população, com 1.222.357 habitantes e área de 318 km2 segundo IBGE (2010).

Também foram pesquisados e estabelecidos os motivos para localizar as unidades SESC, essa pesquisa contém informações obtidas através do contato com a Assessoria técnica e de planejamento da administração central do SESC.

Em paralelo a isto, foi desenvolvida a pesquisa dos SESCs existentes, através do estudo dos projetos, fotografias e visitas a alguns edifícios do SESC, para ter um ponto de vista mais próximo do usuário e conhecer as atividades realizadas e seus espaços.

Com a escolha da cidade de Guarulhos para localizar o projeto, foi realizada a Análise urbana da região, com o estudo de equipamentos similares, juntamente com a localização de aspectos importantes como o mapeamento de transportes coletivos, da disponibilidade de equipamentos de cultura no município e de áreas livres, além do levantamento de terrenos ociosos para receber o projeto.

Durante as pesquisas realizadas, foi obtida a informação da ocorrência de um concurso em 2009, realizado pelo SESC para implantação de uma unidade na cidade de Guarulhos. A análise do material proposto para o concurso passou a fazer parte do desenvolvimento do trabalho.

Com isto foi desenvolvido o programa de necessidades para este projeto, foram levantadas algumas referências projetuais e foi desenvolvido o projeto.

Devido a complexidade do equipamento, principalmente quanto a relação e coexistencia de várias atividades, buscou-se setorizá-las e quando necessário encontrar modos de controle de acesso.

De acordo com as possibilidades do entorno, como ruas de acesso ao lote, a topografia do terreno e as necessidades específicas de cada espaço optou-se por localizar o ginásio poliesportivo e as piscinas no fundo do lote.

Outra decisão importante foi voltar a fachada principal para a Av. Tiradentes, com uma pequena praça para receber o público e na quadra ao lado há uma continuação desta praça, com ponto de ônibus para o acesso, além de abrir a visual para o equipamento. A entrada secundária para público foi pensada através da rua das Orquídeas, para facilitar o acesso dos vizinhos e criar uma alternativa de caminho passando no interior do lote e levando mais vida ao SESC. O teatro e o restaurante foram posicionados próximo a Rua dos Crisântemos, onde foi proposta uma entrada de serviço.

A cobertura que integra os volumes se torna um elemento marcante do projeto, gerando uma grande praça protegida de intemperes e com brises para sombreamento. Todas as circulações e espaços voltam-se para esta grande praça coberta. Mais uma característica marcante do projeto é o uso de rampas entre os degraus das escadas, gerando acessibilidade e também qualificando o espaço, propondo um local de estar e convivência.

O restante do programa, composto por ambientes menores foi disposto em um edifício com quatro pavimentos, no qual está localizado a biblioteca, central de atendimento e espaço de internet no térreo para ter acesso fácil; a odontologia, salas multiuso e oficína no primeiro pavimento, sendo que também tem rápido acesso por estar na cota do acesso pela Rua das Orquídeas. O CEM- Centro de Eduducação musical está no segundo pavimento e a academia e salas de ginástica no terceiro pavimento, com iluminação zenital.

A administração foi concentrada em uma unica área e local reservado, com vista, iluminação e ventilação pelo solarium e piscinas. Também foi proposta uma área no perímetro do lote que serve como via para manutenção.

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