logofau
logocatfg
secao 4!

Geração e gerenciamento de resíduos da construção civil no Brasil

Ana Augusta Lopes de Moraes

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos

Tomando como ponto de partida os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº12.305/2010), o trabalho aborda o tema dos resíduos sólidos provenientes da construção civil, – “os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis” – buscando explanar sobre as formas de cumprimento da lei, usando materiais e processos construtivos com responsabilidade sócio-ambiental. A lei levanta importantes questões como a “prevenção e redução da geração de resíduos sólidos no processo produtivo”. Em relação à destinação final dos resíduos sólidos, impõe “ a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o reaproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”.

Tal Política Nacional traz objetivos como a “não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”.

De um modo geral, o trabalho visou analisar as vantages sociais, econômicas e ambientais de se utilizar os materiais e métodos alternativos de construção civil, que levem em conta as questões sócio-ambientais. Além disso, como forma de promover uma contribuição mais substancial à sociedade, foi elaborado um vídeo educativo com o intuito de servir como subsídio para sensibilização em relação à questão dos resíduos da construção civil, suas alternativas e soluções.

A Metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho foi a revisão bibliográfica e de outras referências pertinentes a pesquisas e iniciativas referentes à construção civil com responsabilidade sócio-ambiental, além da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com a revisão realizada, foi feita uma análise crítica, empregando-se o método dedutivo a partir do qual foram realizadas as considerações sobre as vantages sociais, econômicas e ambientais de se utilizar os materiais e métodos alternativos de Construção Civil, que levem em conta as questões sócio-ambientais.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo