logofau
logocatfg
secao 4!

COMUNICAÇÃO VISUAL PARA SISTEMA DE ALUGUEL DE BICICLETAS PARA SÃO PAULO

DANIELA PAULINO BETANHO

SÉRGIO RÉGIS MOREIRA MARTINS

Existe nas grandes cidades uma enorme quantidade de informações visuais que invadem o espaço urbano através de letreiros, outdoors, cartazes, mobiliário urbano, grafites, sinais de trânsito, automóveis, fachadas, etc, que competem pela atenção do usuário. Surge então a programação visual para coordenar e transmitir essas idéias.

A proposta desse trabalho é criar a identidade visual de uma empresa, desde papel e posicionamento da marca até o desenvolvimento de logotipo, peças gráficas e mobiliário para a mesma. A identidade visual de uma empresa é utilizada para representar ao usuário seus valores, missão, tipo de serviço que presta, posicionamento diante do mercado e sua filosofia, é a expressão de sua vida.

O tipo de serviço escolhido para essa empresa é um sistema de aluguel de bicicletas para a cidade de São Paulo. Esse sistema pretende promover a integração das bicicletas ao sistema de transportes público coletivo e tem como referências os sistemas de Barcelona, Londres, Paris, entre outros.

Cada vez mais o transporte por meio das bicicletas é uma alternativa para o trânsito caótico de São Paulo, além de não gerar poluição ambiental, diminuição dos níveis de consumo de combustíveis e problemas climáticos derivados do aquecimento global.

O sistema de aluguel de bicicletas visa oferecer à cidade de São Paulo uma opção de transporte sustentável e não poluente. É composto por estações de bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la por um determinado período e devolvê-la em outra estação.

Os objetivos são:
- Introduzir a bicileta como modal de transporte público saudável e não poluente;
- Redução dos engarrafamentos e da poluição ambiental nas áreas centrais da cidade;
- Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas;
- Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis.

A troca do automóvel pela bicicleta na vida cotidiana proporciona momentos divertidos, melhora na disposição e saúde da população, maior respeito no trânsito e uma cidade mais sustentável. Esses são os valores que a marca pretende refletir através desse trabalho de identidade visual, lembrando sempre que o público alvo não são os turistas, mas sim as pessoas que farão da bicicleta seu meio de transporte para as atividades cotidianas, e em sua maioria jovens.

A marca é o conjunto do signo verbal e do signo visual. Deve transmitir ao usuário os valores da empresa, seu diferencial e o que a faz única, criando a sua imagem, que não é apenas a representação visual, mas também a sua representação mental, que é um produto intangível da imaginação individual. O objeto que relaciona esse mundo do objeto, poluído com tantas informações, ao mundo intangível é a marca.

Para que a empresa tenha uma imagem visual forte é preciso criar uma unidade visual, que represente seu conjunto de valores.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo