Existe nas grandes cidades uma enorme quantidade de informações visuais que invadem o espaço urbano através de letreiros, outdoors, cartazes, mobiliário urbano, grafites, sinais de trânsito, automóveis, fachadas, etc, que competem pela atenção do usuário. Surge então a programação visual para coordenar e transmitir essas idéias.
A proposta desse trabalho é criar a identidade visual de uma empresa, desde papel e posicionamento da marca até o desenvolvimento de logotipo, peças gráficas e mobiliário para a mesma. A identidade visual de uma empresa é utilizada para representar ao usuário seus valores, missão, tipo de serviço que presta, posicionamento diante do mercado e sua filosofia, é a expressão de sua vida.
O tipo de serviço escolhido para essa empresa é um sistema de aluguel de bicicletas para a cidade de São Paulo. Esse sistema pretende promover a integração das bicicletas ao sistema de transportes público coletivo e tem como referências os sistemas de Barcelona, Londres, Paris, entre outros.
Cada vez mais o transporte por meio das bicicletas é uma alternativa para o trânsito caótico de São Paulo, além de não gerar poluição ambiental, diminuição dos níveis de consumo de combustíveis e problemas climáticos derivados do aquecimento global.
O sistema de aluguel de bicicletas visa oferecer à cidade de São Paulo uma opção de transporte sustentável e não poluente. É composto por estações de bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la por um determinado período e devolvê-la em outra estação.
Os objetivos são:
- Introduzir a bicileta como modal de transporte público saudável e não poluente;
- Redução dos engarrafamentos e da poluição ambiental nas áreas centrais da cidade;
- Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas;
- Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis.
A troca do automóvel pela bicicleta na vida cotidiana proporciona momentos divertidos, melhora na disposição e saúde da população, maior respeito no trânsito e uma cidade mais sustentável. Esses são os valores que a marca pretende refletir através desse trabalho de identidade visual, lembrando sempre que o público alvo não são os turistas, mas sim as pessoas que farão da bicicleta seu meio de transporte para as atividades cotidianas, e em sua maioria jovens.
A marca é o conjunto do signo verbal e do signo visual. Deve transmitir ao usuário os valores da empresa, seu diferencial e o que a faz única, criando a sua imagem, que não é apenas a representação visual, mas também a sua representação mental, que é um produto intangível da imaginação individual. O objeto que relaciona esse mundo do objeto, poluído com tantas informações, ao mundo intangível é a marca.
Para que a empresa tenha uma imagem visual forte é preciso criar uma unidade visual, que represente seu conjunto de valores.