logofau
logocatfg
secao 4!

NOVO ESTÁDIO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE

Gabriela Affonso dos Santos Haddad

Fábio Mariz Gonçalves

A Vila Belmiro, como é conhecido o Estádio Urbano Caldeira do Santos Futebol Clube, não possui as condições necessárias para atender às atuais demandas do clube paulista, uma vez que apresenta problemas com relação à sua capacidade, circulação, segurança e até mesmo implant¬ação. Tendo em vista a importância de edifícios desse porte, o projeto de ampliação do estádio visa atender às demandas do clube, melhorando seu funcionamento, sua relação com a cidade e qualificando seu entorno. É importante ressaltar que o projeto não pretende construir estádio para a Copa do Mundo de 2014, mas tenta atender às principais recomendações da FIFA, que foram analisadas criticamente. Sendo assim, foi elaborado um programa de necessidades que concilia as exigências da FIFA com as necessidades do clube, tendo em vista que um investimento dessa grandeza não pode resultar em complexo subutilizado.

No começo do trabalho, eram quatro os possíveis caminhos de intervenção: a reforma do edifício existente, a ampliação da capacidade do estádio no seu terreno atual, a construção de um novo estádio ampliando o terreno (através da compra de imóveis vizinhos e de mudanças no sistema viário), ou a construção de um novo estádio em outro terreno. Uma vez que o estádio nunca teve um único projeto e foi crescendo conforme necessidades e disponibilidade de recursos do clube, o edifício existente não apresenta grande valor arquitetônico. Além disso, entendeu-se ser mais interessante, como exercício deste trabalho final de graduação, também desconsiderar o primeiro possível caminho de intervenção (a reforma do edifício existente) e começar projeto “do zero”. Ampliar a capacidade do estádio sem aumentar a área do terreno não é um caminho interessante por resultar, inevitavelmente, em uma solução bastante verticalizada (o que traz mais impacto para o bairro e agrava os problemas anteriormente citados). Uma vez que não é o estádio que possui carga histórica e simbólica, mas sim o lugar, o bairro santista Vila Belmiro, a terceira hipótese (construção do novo estádio considerando a compra de terrenos vizinhos) parecia, a princípio, ser o caminho mais adequado. Porém, o estudo do entorno do edifício atual levou-me à conclusão que o mais interessante seria mudar o local do equipamento.

O futebol faz parte do cotidiano do brasileiro e descrever o encantamento e a mobilização que provoca é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada. Certo é que desperta paixões - e ódios. E dentro desse contexto de emoções, a arquitetura desempenha o importante papel de localizar momentos que se tornam inesquecíveis para qualquer torcedor. Por esse motivo, os estádios são vistos como “templos”, os lugares sagrados onde se pratica o chamado “futebol-arte”. O santista adora o Estádio Urbano Caldeira, “a Vila mais famosa do mundo”, apesar de sua arquitetura desinteressante. Todavia, tendo em vista os problemas acima citados, o projeto para o novo estádio do Santos Futebol Clube pretende ser, assim como seu time, motivo de orgulho para o torcedor e incentivo para o atleta, além de espaço público de qualidade para a população.

O terreno escolhido para projeto fica a cerca de um quilômetro da Vila Belmiro, no bairro Jabaquara, e apresenta algumas qualidades do ponto de vista do que eu buscava desde o início para o projeto. Em primeiro lugar porque, por ser menos consolidado que a Vila Belmiro seria de mais fácil aquisição e comportaria melhor um equipamento do porte de um estádio. Além disso, a paisagem já era algo que se buscava incorporar ao projeto quando pensado na Vila Belmiro e a possibilidade dela ser de fato parte do projeto foi decisiva na mudança do terreno. E, finalmente, nessa região está o atual Centro de Treinamento Rei Pelé, do Santos, e, com a mudança do terreno, foi possível pensar em um verdadeiro complexo do Santos com, além do estádio, o Centro de Treinamento (a ser utilizado pelas várias modalidades do clube: futebol, futsal, vôlei), o hotel para concentração dos jogadores profissionais e alojamento das categorias de base, e todo o setor administrativo do clube.

O novo estádio do Santos Futebol Clube foi concebido buscando tirar partido da paisagem que o rodeia e ao mesmo tempo valorizá-la. Como eu mencionei, o projeto visa atender às demandas do clube santista, sem deixar de ser espaço público de qualidade para a população local e ponto turístico para visitantes que queiram conhecer a história e as instalações do Santos. Nesse sentido, a implantação define o projeto. Em primeiro lugar, o estádio, orientado de acordo com as diretrizes da FIFA, foi "encaixado" no morro que, assim, serve de pano de fundo para a edificação. De dentro dela, nos vários níveis, o espectador pode apreciar diferentes paisagens da cidade. Definida a posição do estádio, foi possível locar dois campos de treinamento no trecho nordeste do terreno e criar uma grande esplanada de chegada para a torcida no trecho sudeste. O intuito é que esse espaço seja apropriado pelos torcedores antes e depois do jogo. No trecho em que essa esplanada atinge sete metros de altura, foi desenhado um grande patamar gramado de onde o torcedor pode, por exemplo, assistir aos treinos. Sob esse patamar gramado, está o Centro de Treinamento, e sobre pilotis, o hotel, onde o time profissional ficaria concentrado em um andar, e os jogadores das categorias de base alojados em outro.

Como estratégia de valorização da paisagem do Morro São Bento e, a fim de transmitir a energia do estádio para a cidade, não foram desenhadas arquibancadas superiores norte e sul. Por outro lado, as arquibancadas inferiores são grandes o suficiente para garantir a ambiência de estádio. Além disso, estão o mais próximo possível do gramado, herança do Estádio Urbano Caldeira. A torcida está dividida em três setores principais (arquibancada inferior, arquibancada superior e camarotes) e a capacidade total do estádio projetado é de 41.191 pessoas, todas sentadas.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo