logofau
logocatfg
secao 4!

Escola de Educação Infantil em Santana de Parnaíba

Juliana de Brito Nascimento

Fábio Mariz Gonçalves

Ainda que o Trabalho Final de Graduação seja um momento de reflexão sobre as experiências obtidas pelo aluno durante sua trajetória acadêmica, este que segue foi motivado basicamente por experiências profissionais em projetos institucionais, sobretudo na área educacional. Durante essa prática profissional, foi constatada falta de interesse por parte dos projetistas em discutir o programa de necessidades exigido pelos órgãos públicos, e desinteresse em conhecer mais a fundo as reais necessidades dos usuários para os quais projetavam; resultando em projetos deficientes e inadequados em diversos aspectos.

Essa inquietação resultou no projeto de uma Escola de Educação Infantil para crianças de zero a seis anos de idade, na qual se buscou uma configuração espacial que contribua para o processo de desenvolvimento das potencialidades infantis.

O enfoque deste trabalho em um projeto dedicado ao público infantil deve-se ao interesse pessoal em ampliar conhecimentos sobre a criança, suas necessidades e seu desenvolvimento, para a realização de projetos adequados a esse público, uma vez que nos primeiros seis anos de vida o ser humano é especialmente suscetível às influências do meio. Esse período corresponde ao início do processo educativo, tornando a escola um dos ambientes com maior potencial de influência sobre a criança, afetando significativamente a sua qualidade de vida (ELALI, 2002).

O desejo de projetar um edifício escolar também foi semeado pela leitura do discurso de Vilanova Artigas (1970, in: Artigas R; Lira, 2004, p.122-123) sobre escolas

"Nessa procura de rumos, em cada fase da luta pela educação nacional, constroem-se escolas cuja arquitetura reflete, talvez melhor do que qualquer outra categoria de edifícios, as passagens mais empolgantes de nossa cultura artística; os recursos técnicos que tivemos à disposição; as ideias culturais e estéticas dominantes; tudo condicionado a um projeto nacional de desenvolvimento."

Inicialmente, procurou-se avaliar de que maneira as variáveis ambientais exercem influência no desenvolvimento infantil.

A discussão do tema foi fundamentada pela autora Mayumi Souza Lima, que reconhece em sua obra “A Cidade e a Criança” a necessidade dos arquitetos de compreender de que maneira as crianças se apropriam e se relacionam com o ambiente construído. Enquanto um adulto vê o ambiente de modo prático e mensurável, a criança percebe o espaço de uma maneira mais afetiva. “Para a criança existe o espaço-alegria, o espaço-medo, o espaço-proteção, o espaço-mistério, espaço-descoberta, enfim, os espaços da liberdade ou da opressão”. (Lima,1989, p.30)

Além da obra supracitada, foi realizado um breve estudo sobre o desenvolvimento da criança, considerando os aspectos físico-biológicos, sociais, afetivos e cognitivos que caracterizam a mesma, e a relação desta com o ambiente (ELALI, 2002). Também foram estudadas algumas diretrizes adotadas no exterior para a realização de projetos para a infância (WARAGAYA, 1998).

Dentro dessas discussões, nota-se que há sempre um apelo à ludicidade por parte dos usuários infantes. Ainda nesse contexto, buscou-se conhecer os aspectos lúdicos relacionados aos espaços dedicados à criança, observando sua relação com os processos educacionais ou de entretenimento (Mazzili, 2003).

Para demonstrar uma solução de projeto para uma situação de terreno próxima a realidade, foi escolhido um lote que já havia sido previamente destinado pela prefeitura de Santana de Parnaíba para a execução de uma creche. A área eleita é localizada na Rua Jhon Graz, situada no bairro Colinas de Anhanguera, na periferia de Santana de Parnaíba; localizado a noroeste do município, próximo às cidades de São Paulo e Cajamar.

Segundo a prefeitura de Santana de Parnaíba, a população que habita esses bairros periféricos costuma utilizar a infraestrutura das cidades vizinhas, sobretudo a do município de Cajamar. Numa tentativa de reverter essa situação, a prefeitura tem investido em infraestrutura e construção de novos equipamentos públicos nessas regiões, que buscam integrar os bairros mais afastados ao centro da cidade. Recentemente, o bairro Colinas de Anhanguera ganhou uma nova via para interligação do mesmo ao centro, tornando-o uma região com grande potencial de expansão.

Para realização de um programa de necessidades completo, que atenda crianças de zero a 6 anos e 11 meses de idade, partiu-se da análise de programas pré-existentes, elaborados por órgãos públicos, e da análise da bibliografia consultada.

Com base na bibliografia consultada, e após observar os dados educacionais do Município de Santana de Paranaíba, foi desenvolvido um programa de necessidades para uma escola que comporte 198 alunos por período, ou seja, serão criadas até 396 vagas no total. As áreas por ambiente são as seguintes:
Diretoria: 8,65m²
Secretaria: 17,45m²
Coordenador pedagógico: 7,95m²
Professores (reunião): 20,35m²
Enfermaria: 12,15m²
Consultório: 12,15m²
Espera: 9,35m²
Sanitário masculino: 9,00m²
Sanitário feminino: 9,00m²
Almoxarifado: 7,75m²
Depósito de material pedagógico: 11,70m²
Berçário I (0 a 12 meses): 42,60m²
Berçário II (13 a 18 meses): 42,60m²
Mini-grupo I (18 meses a 2 anos): 38,50m²
02 Mini-grupo II (2 a 3 anos): 38,50m²
02 1° Estágio (3 a 4 anos): 46,30m² (cada)
02 2° Estágio (4 a 5 anos): 46,30m² (cada)
02 3° Estágio (5 a 6 anos): 46,30m² (cada)
Brinquedoteca: 100,80m²
Biblioteca/ Informática: 100,80m²
Sala de múltiplo uso: 56,50m²
Cozinha + despensa: 45,00m²
Lactário : 8,80m²
Copa para os funcionários: 11,85m²
Sanitário vestiário func. masculino: 7,00m²
Sanitário vestiário func. feminino: 7,00m²
Depósito de material de limpeza: 10,40m²
Lavanderia: 10,15m²
Refeitório 1 (bebês): 50,00m²
Refeitório 2: 103,75m²
05 Banho e troca: 5,15m² (cada)
06 Sanitários salas: 3,45m² (cada)
Sanitário infantil feminino: 7,10m²
Sanitário infantil masculino: 7,10m²
Sanitário para PPDF: 4,45m²
Solários: 526,20m²
Quadra: 146,55m²
Pátio coberto: 438,75m²
Área de canteiros: 440,00m²

Ficha técnica

Escola de Educação Infantil em Santana de Parnaíba
Local: Rua Jhon Graz – Colinas de Anhanguera – Santana de Parnaíba/SP
Área do terreno: 7525,30m²
Total de área construída: 2385,75m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo