logofau
logocatfg
secao 4!

CEU Aricanduva:

urbanidade do espaço ciclope

Larissa Guelman

Luiz Antonio Recamán Barros

CEU Aricanduva: urbanidade do espaço ciclope é um vídeo e nasceu da vontade de tentar enxergar, sob um determinado foco, o espaço urbano como produto de nossa sociedade, construído e desconstruído continuamente.

Apesar da história dos CEUs remeter a praticamente toda a história da arquitetura moderna escolar do Brasil, nesse trabalho, muito mais do que sua história, interessa sua contribuição como construção ou desconstrução do espaço contemporâneo, já que foi o projeto de espaço e equipamento público de maior impacto na periferia pobre da cidade na última década.

A opção pelo CEU Aricanduva dentro do conjunto de 45 centros construídos (21 durante gestão PT e 24 na gestão PSDB seguinte) não se deu como eleição de parte exemplar do conjunto, nem como de "bode expiatório"; apenas propiciou o tipo de aproximação que se pretendeu com o trabalho. Mais do que pensar o projeto dos CEUs em si, pretendeu-se fazer uma reflexão sobre a condição do espaço geral da cidade de São Paulo, ou se quisermos do Brasil, expressada em suas relações.

E a partir daí, como nós arquitetos da produção formal (minoritária da cidade) nos relacionamos através de nossos projetos com a produção majoritariamente informal da cidade nos dias de hoje. Ou seja, a relação entre arquitetura formal (produção socialmente reconhecida, legitimada por direito e precedida de projetos) e a arquitetura informal (auto-construção).

Um dos principais fatores para a escolha desse recorte da cidade de São Paulo foi a complexidade da realidade ao redor do objeto selecionado, ou seja, a riqueza da diversidade dos objetos à sua volta, tanto em escala quanto em função. Do barraco da favela de um lado ao "maior Shopping da América Latina" de outro. Situação esta não comum aos demais CEUs que estão localizados em áreas mais isoladas da cidade.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo