logofau
logocatfg
secao 4!

Centro Esportivo em Araçatuba

Lígia Beraldo Lemos de Melo

Francisco Spadoni

As regiões metropolitanas da zona oeste do estado de São Paulo são regiões em crescente desenvolvimento populacional e econômico, com polos industriais e agropecuários. Suas capitais regionais atraem trabalhadores e habitantes de suas cidades vizinhas em busca de educação e trabalho. Devido a esse crescente desenvolvimento, essas cidades possuem grande capacidade para serem também polos culturais e de lazer.

Como há poucos projetos que atendem essa real necessidade, decidi propor novas ideias para o município. A pesquisa começou pelo questionamento de qual equipamento urbano falta na cidade. Qual projeto arquitetônico poderia colaborar positivamente com o bem estar, a educação e a vida na cidade.

Ao analisar os centros esportivos e culturais de Araçatuba, foi encontrada uma lacuna nos locais voltados ao esporte. Apesar dos locais serem bem distribuídos na malha urbana, eles não possuem estrutura adequada para receber o público e nenhum tem capacidade para se tornar um polo para a região de Araçatuba.

Em seguida, foi iniciado um estudo do Plano Diretor de Araçatuba, para compreender melhor a estrutura urbana e verificar qual área da cidade seria melhor para a proposta de um Centro Esportivo. Outro estudo realizado foi o de análise de centros esportivos já existentes, o qual levou a elaboração de um programa de necessidades que atenda à demanda da região.

A partir disso, foi feito o projeto do Centro Esportivo, que funcionaria principalmente como um local de apoio às escolas municipais e estaduais da cidade, incentivando a prática esportiva entre crianças e jovens. Todos os equipamentos esportivos que se encontram neste centro estariam à disposição para uso da população de todas as idades, tanto para usos livres quanto para o aprendizado esportivo.

A área de intervenção situa-se na Avenida dos Araçás, em frente à antiga estação ferroviária que deu origem à cidade, hoje o Terminal Rodoviário Urbano. No terreno, há um antigo galpão que era um depósito de locomotivas da estação ferroviária.O galpão é uma construção de interesse histórico que representa uma época de desenvolvimento e crescimento da região. Por esse motivo, esse galpão foi mantido e ali foi proposta a instalação de um local de apoio ao Centro Esportivo, contando com restaurante, lojas, salas para cursos diversos e uma grande área de convivência.

A área de intervenção está inserida na Zona de Ocupação Induzida (Zona 1) e em uma Área Especial de Interesse Histórico, de acordo com o Plano Diretor de Araçatuba. Deste modo, o projeto atende às diretrizes da Zona 1 e da AEIH, promovendo a diversidade de usos, preservando a diversidade social, promovendo a ocupação de lotes vazios e preservando o patrimônio histórico e arquitetônico urbano.

Para integrar melhor a área reservada para o projeto, optei por desviar a Rua Rosa Cury, a qual passava no meio da área escolhida, em direção à Rua Cesário Mota.Toda a área entre o antigo Depósito de Locomotivas e a Avenida dos Araçás será uma praça aberta, que convide os pedestres tanto a ficarem nela, quanto a entrarem nos equipamentos e servirá também como ligação entre os edifícios.

O retângulo formado pela Avenida dos Araçás, R. Silva Manoel, R. Cesário Mota e agora pela R. Rosa Cury, foi a área destinada para a instalação do Centro Esportivo. O Centro Esportivo é composto por dois blocos separados sendo um Ginásio e um Edifício Esportivo.

O ginásio foi implantado na área mais próxima à avenida, estando também mais próximo ao terminal urbano de ônibus, de modo que facilite o acesso dos usuários e espectadores. Ele deverá atender um público de 4000 pessoas, sendo maior que o atual Ginásio Municipal Plácido Rocha.

A quadra do ginásio possui medidas que atendem a vários esportes diferentes, sendo necessária somente a troca do revestimento do piso para alterar entre um esporte e outro, (pois cada um tem especificações diferentes de amortecimento). Esta prática já é muito utilizada no exterior, de modo que esta troca de revestimento aconteça em horas ou dias. Para o projeto da quadra, foram levados em consideração os esportes mais populares na região, o basquete, vôlei, handball, futsal e tênis, criando uma quadra com medidas de 20x40 m.

O edifício esportivo foi implantado mais próximo à R. Cesário Mota, criando uma praça entre os dois edifícios, possibilitando uma grande permeabilidade dos pedestres pelo terreno. Ele que conta, no térreo, com um conjunto de piscinas: uma piscina semiolímpica (de 12,5x25m), duas piscinas de biribol (também conhecido como vôlei na piscina, de 4x8m), piscina para recreação, vestiários, salas de apoio, recepção e um café com vista para as piscinas e para a praça.

No primeiro pavimento, temos quatro salas para atividades físicas (possibilitando a prática de artes marciais, danças e outras modalidades), academia, vestiários e salas de apoio. Os ambientes do primeiro pavimento têm vista para a área das piscinas, a qual tem pé-direito duplo.

No segundo pavimento temos duas quadras poliesportivas de 16x27m, que justapostas formam uma quadra de 20x40m (para atender ao handball), e uma área de convivência, com vista para a praça. Já no terceiro pavimento, temos mais cinco salas para atividades físicas, com vista para as quadras internas e para a praça externa.

Os dois edifícios estão interligados por uma conexão no primeiro piso, facilitando a passagem dos usuários entre eles e deste modo possibilitando um maior uso do ginásio, que poderia ficar vazios em dias sem tem jogos. Esta conexão é também uma área de convivência, que cria um local de estar e de possíveis exposições culturais.

A vedação dos edifícios é, na sua maior parte, feita por janelas com vidros duplos, que reduzem a transferência de calor para dentro do edifício. Ela também conta com brises horizontais com inclinação controlada por automaçãoque colaboram com a redução da incidência solar e da transferência de calor.

Ficha Técnica

Área do terreno = 29.200,00 m²
Área total construída = 18.413,59 m²
Área de projeção = 11.494,91m²
Coeficiente de aproveitamento (C.A.) = 63,1%
Taxa de ocupação (T.O.) = 39,4%

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo