logofau
logocatfg
secao 4!

[o que] cabe no cubo e [o que] fora dele

Mariane Marie Klettenhofer

Alexandre Delijaicov

Este trabalho visa responder uma pergunta que todo arquiteto em algum momento da vida deve se fazer: Por que construímos?

Na busca de um entendimento maior sobre a prática da arquitetura e do urbanismo e do papel do profissional desta área e seu dever com os outros habitantes da cidade, tento interpretar como os desejos de um podem afetar o do outro e se existem aspirações comuns. Haveria sonhos coletivos? Estarão mesmo presentes nos mitos? Poderiam se tornar realidade?

Tomando como base o mito de Pandora, construí oito caixinhas contidas em uma maior que as distribui como em um tabuleiro de jogo, circundando um vazio central. Com medidas próprias para a manipulação, deixam um convite ao observador a preencher o espaço que sobra uma referência a um dos livros que tomo como base para o início da pesquisa "Obra Aberta" (Umberto Eco).

Passagens deste e de outros são citadas no texto que, do budismo a física qu‰ntica, de Tarkovsky a Pina Bausch, Manoel de Barros, Flusser e Didi-Huberman, convergem numa reflexão sobre o sentido de nossa existência e de como o temos transformado, terminando com uma outra questão: Ainda há esperança?

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo