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secao 4!

Gestão da Qualidade em Empresas de serviços de Arquitetura e Engenharia

Melissa Pereira da Silva Benito

Marcelo de Andrade Romero

Resumo

Pesquisa de conceitos de qualidade, processos, estratégia, conhecimento e capital humano, ferramentas de controle e programa de necessidades. Relacionando os conceitos com conceitos de arquitetura, mostrar que o planejamento faz parte de qualquer processo.

Apresentar o Programa Setorial da Qualidade sugerido pelo Prof. Silvio Melhado e o arquiteto Henrique Cambiaghi.

Estudos de caso de cinco empresas de serviços em Arquitetura e Engenharia (projeto, avaliações patrimoniais, perícias, consultoria...) e levantamento do dia-a-dia dos colaboradores e suas qualificações. Mostrar a importância da gestão de competências em empresas de serviço que vendem capital intelectual transformado em produto.

Introdução

O planejamento é um conceito muito tratado, mas por poucas vezes aprofundado na área de Arquitetura e Engenharia. De acordo com a definição do Dicionário Aurélio: “O planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados” e poderia ser tratado em seu espectro mais amplo no que se refere à organização. Os planos organizacionais são a base sobre a qual os planos arquitetônicos se desenvolvem, e é em torno dessa estrutura que as decisões serão tomadas.

Sendo assim, como fazer para gerenciar os insumos do produto que se deseja alcançar: tempo, conhecimento e pessoas? E como trazer resultados positivos tanto para a empresa quanto para os sócios e colaboradores?

O que é Qualidade?

É um conceito subjetivo, que subentende uma propriedade, um atributo ou um grau de satisfação dentro de uma expectativa; e que para objetivar-se se baseia em requisitos que o cliente e a empresa esperam que sejam atendidos dentro de parâmetros pré-estabelecidos. É a adequação ao uso, o poder de compreender o que se pede e de oferecer soluções justas, que se encaixem perfeitamente no contexto em que estão inseridas. Pode se referir tanto a pontos da visão externa (mercado e clientes) quanto das políticas internas à empresa (clima e produtividade).

Por possuir muitas facetas, a grande dificuldade de fazer uma gestão da qualidade se dá pela dificuldade de controle e medição dos parâmetros a serem contemplados com o produto. As empresas de serviços têm muita dificuldade em geral em controlar seus processos internos, muitas vezes não possuem ferramentas especificamente desenvolvidas para esse fim, ou se possuem, não fazem análise dos dados gerados por elas, não produzem relatórios e não conseguem utilizar os resultados dos processos em desenvolvimento de procedimentos de melhoria.

Estudos de Caso

Cinco empresas de serviços de Arquitetura e Engenharia com características de administração e reconhecimento, nível de implementação da Gestão da Qualidade, inserção no mercado e produtos bem distintos.
Itens de análise:
Diagnóstico e Histórico
Relação com o mercado
Dependência dos Titulares
Divisão interna e distribuição de tarefas
Ambiente de trabalho
Gestão de Pessoas
Forma de capacitação
Formalização de Procedimentos e Cultura
Estabilidade Organizacional
Os Estudos de Caso

Empresa 1
sem nome

Apresentou grandes dificuldades na implementação de mudanças e a rotatividade de colaboradores atingiu a área de coordenação, onde se encontrava o principal responsável pelo desenvolvimento do Programa, o que causou um abandono desse.

Empresa 2
Amaral d’Avila Engenharia

Está desenvolvendo um Sistema de Gestão da Qualidade baseado no Referencial Normativo. Apresenta dificuldades de gestão, porém está buscando se adequar para melhorar a produtividade, otimizar a equipe e reduzir a perda de colaboradores. Não tem pretensão de retirar certificação.

Empresa 3
Dexter Engenharia

Desenvolveu um Sistema de Gestão da Qualidade baseado no Referencial Normativo desenvolvido pelo Professor Silvio Melhado e pelo Arquiteto Henrique Cambiaghi. Solucionou uma parte de suas dificuldades de gestão, aplicou ferramentas de controle, fez treinamentos e, depois desse processo de implementação, retirou a certificação ISO 9001.

Empresa 4
Piratininga Arquitetos

É uma empresa que funciona como escritório de projetos que tem posição sólida no mercado e, apesar de não ter desenvolvido um Sistema de Gestão da Qualidade, possui grande organização e projeção no mercado. Conseguiu consolidar sua imagem e mantém um padrão de qualidade na produção dentro de uma administração não-burocratizante como a exigida pela certificação.

Empresa 5
Aflalo e Gasperini Arquitetos

Tem posição sólida no mercado e, apesar de não ter desenvolvido um Sistema de Gestão da Qualidade como as anteriores, possui grande organização e projeção no mercado. Conseguiu consolidar sua imagem.

Conclusão

Analisando os diferentes estudos de caso e durante todo o desenvolvimento do trabalho, foi constatada a importância da aplicação dos conceitos e princípios do Sistema de Gestão da Qualidade. As empresas que conseguem aplicar esses valores no desenvolvimento de seus trabalhos, reduzem drasticamente os atritos com clientes e solidificam sua imagem no mercado.

Há diferentes virtudes pontuadas nos diferentes estudos, é necessário que estes pontos sejam analisados individualmente para que, através de sua valorização e investimento, isso possa ser notado tanto pelos funcionários quanto pelo contratante. A característica de pouca preparação para o empreendedorismo, presente na formação dos arquitetos e engenheiros, agrava as dificuldades encontradas no momento de entrada no mercado de trabalho, dificultando ainda mais a visão destes pontos positivos.

Importante ressaltar que é possível fazer uma reorganização e aumentar a coesão e imagem profissional de um escritório usando os elementos que possui, e assim manter uma identidade de sua produção. As diferenças são ricas.

Algumas palavras-chave retiradas desse processo são: diferença e individualidade, valorização e virtude, formação e aprendizado, valores e princípios, meio e atuação.

 

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