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Projeto de um Centro de Distribuição para uma Empresa de Produtos Agropecuários

Paula Flumian Soubhia

Antônio Carlos Barossi

Esse trabalho visa o desenvolvimento do projeto de um Centro de Distribuição (CD) para uma empresa de produtos agropecuários. Trata-se de um projeto peculiar. Isso se deve ao fato de haver ambientes com necessidades especiais, como por exemplo, ambientes refrigerados para armazenar sementes e ambientes especializados para estocar agrotóxicos, câmaras frias para medicamentos, entre outros. São esses e outros motivos que fazem desse trabalho final de graduação um desafio.

Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), há uma ênfase em projetos de caráter público ou habitacionais, ligados à questão social. Com esse trabalho, pretende-se desenvolver um projeto relacionado ao processo produtivo com uma postura comprometida com a questão pública e social. Trata-se de um projeto que traria benefícios à população tanto de formas diretas (geração de emprego), como indiretas. Além disso, pretende-se tratar o espaço não com um objetivo apenas produtivo, mas também procurando humanizá-lo, sem interferir na produção.

Todo bom projeto deve sempre ter um cuidado especial com a orientação do edifício, além de possuir sistemas de iluminação e ventilação adequados, a fim de se obter uma otimização da energia. Nesse caso não bastam somente cuidados com o conforto humano, mas também com o mantimento de produtos que requerem temperatura controlada.

Esse tema também engloba o projeto de ambientes de trabalho, onde os funcionários passarão grande parte do dia. Sendo assim, cabe ao arquiteto planejar ambientes com conforto adequado. Mais do que um simples armazém, cabe ao desenho do edifício tornar mais confortável a rotina de trabalho dos seus funcionários. Para isso, uma das principais premissas desse projeto foi encontrar uma forma de trazer a natureza para dentro do prédio, especificamente, para dentro do armazém. Esse jardim interno seria também fonte de iluminação natural e ventilação. E ainda há de se observar vantagens para todos os lados, pois não há como negar que um funcionário mais feliz significa maior produtividade e menos erros de operação.

Uma outra premissa é a inclusão no projeto de uma área de lazer para os funcionários e também aberta para a vizinhança. Trata-se de uma praça externa ao edifício, nas proximidades de equipamentos como um refeitório, uma lanchonete, vestiários, entre outros.

A escala do trabalho diz respeito ao Brasil inteiro, devido aos determinantes do programa do projeto. Neste contexto, cabe a discussão de uma questão: A partir de que ponto se inicia, realmente, o papel do profissional arquiteto? O arquiteto precisa ter conhecimento de todo o planejamento logístico para executar um projeto como esse? Decidiu-se por adotar alguns fatos indicados por uma empresa de logística. Entre esses fatos estão a localização do terreno, a quantidade de Centros de Distribuição que a empresa necessita, entre outros.

Além do projeto em si, pretende-se discutir também toda a questão da logística que o envolve. O aumento da distância entre produtores e consumidores ocorre cada vez mais. Com isso, surgem riscos de falha de atendimento tanto por falta de produtos como por atraso nas entregas. E é nesse contexto que os Centros de Distribuição tornam-se os grandes fatores de vantagem competitiva, pois tornam o gerenciamento de entrada e saída de produtos muito mais simples. Segundo a Associação Brasileira de Logística (Aslog), o Centro de Distribuição é um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física.

Várias unidades de empresa cliente atualmente alugam depósitos, pois os espaços das próprias lojas são insuficientes. Os Centros de Distribuição também fazem com que os estoques nas lojas reduzam, o que é muito vantajoso em termos de rotatividade de mercadoria. A empresa cliente está no mercado há quase 26 anos e em crescente expansão. Há planos futuros para iniciar a venda de produtos pela internet, o que, em conjunto com os fatores já mencionados, justificam a necessidade de um Centro de Distribuição.

Ficha técnica

Espaço
Obs. área (m2)
Entrada/Recebimento de produtos
Manobras, docas 5500
Movimentação/Conferência 1900
áreas de armazenagem
Câmara fria 1000 11860
Hormônios 10
Medicamentos 3000
Sementes 2300
Agrotóxicos 2300
Sal mineral, adubos, rações, etc 2300
Ferragem, selaria 400
Paletes, equipamentos, baterias 550
Seleção de pedidos
área de pré-separação / máquina de gelo 1900
Embarque/Expedição
Próximo às docas
Subsistemas
Geradores 200
Administração
Salas de reunião (2 ou 4) 105
Auditórios (2, 96 lugares cada um) 330
Salas (financeiro, faturamento, transporte, etc) 600
Salas diretor, gerentes 90
áreas de recepção 90
Sanitários 110
Suportes TI
Central de segurança 18
Central de telefonia 18
Suporte funcionários
Ambulatório médico 22
Vestiários/sanitários
Lanchonete Cozinha 35
área de mesas 80
Depósito/ Despensa 15
Refeitório Cozinha 60
Salão 260
Depósito/ Despensa 25
Sanitários 10
Estoque de embalagens Isopor, papelão, etc 1300
Espaço dos motoristas
Sanitários/vestiários 80
lazer 20
Reservatório de água 200.000 litros 50
Estacionamento
Automóveis (102 vagas) 2000
Caminh›es 1800

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