logofau
logocatfg
secao 4!

A Relação Projeto-Obra no Empreendimento diante do Processo de Projeto

Vitor Ribeiro de Aguiar

Khaled Ghoubar

Introdução

A proposta inicial desse TFG foi repensar a relação existente entre o empreendimento, o projeto e a obra. Uma vez que uma grande parcela da cidade é construída pelo mercado imobiliário, foi meu desejo entende-lo e melhorá-lo aplicando os valores arquitetônicos e sociais ensinados na faculdade e levantando questionamentos pessoais que me intrigavam na prática profissional do arquiteto. Para abordar todos os temas durante o desenvolvimento do trabalho escolhi como objeto de estudo a produção do empreendimento de um edifício residencial.

A Atuação do Mercado

A produção arquitetônica proveniente do mercado Imobiliário, isto é, a produção em escala de condomínios residenciais pelas principais incorporadoras do país, se aproveita da legislação para produzir habitações desproporcionais e uma cidade degradada em nome do lucro.

A partir da pesquisa por apartamentos a venda pelas principais incorporadoras é simples notar que hoje existe em voga uma receita do sucesso, um estereótipo a venda. Este estereótipo se resume em apartamentos de grandes varandas, com uma infinidade de programas no térreo social em que a quadra de esportes e a piscina se perdem entre cabeleireiros, espaços zen, pet shops e boliches. No entanto por que esse é o padrão e não outro desenho?

A Pesquisa por Terrenos

Baseado no pensamento de quem visa a lucro, a pesquisa se caracterizou pela obtenção da área, do valor de venda e das características dispostas na lei de zoneamento, como coeficiente de aproveitamento máximo, taxa de ocupação e limite de altura. A partir desses dados foi calculado o peso do valor de compra do terreno, para cada metro quadrado construtível e quão lucrativo poderia ser o empreendimento nesses locais.

Através dos resultados o número 425 da Rua Havaí se destacou não apenas pelo baixo custo do terreno, mas também pelo seu entorno agradável, pelo seu gabarito, que permitiria uma vista privilegiada, e pela vegetação rara existente nele.

Havaí 425

O terreno se situa na cota 805 metros, sendo uma das regiões mais altas da cidade, o que proporciona uma vista privilegiada. Seu desnível é de 18 metros até o fundo do terreno e de aproximadamente cinco metros ao longo da via. A queda existente o torna impraticável para um pedestre, no entanto, o exercício de projeto pode tirar proveito dessa característica e valorizar o desnível natural expondo sua beleza e vegetação.

A região do terreno é agradável e arborizada, permitindo que trajetos a pé sejam atrativos. Essa característica é enfatizada pela heterogeneidade do entorno onde as moradias e o comércio convivem, gerando relações prazerosas como a proximidade da padaria situada logo na esquina. A poucos minutos de caminhada se alcança grandes vias ricas comercialmente, como a Avenida Professor Alfonso Bovero e a Avenida Pompéia, e outras, com grande oferta de transporte, como a Rua Heitor Penteado onde fica a estação de metrô Vila Madalena.

Desenvolvimento do Projeto

Este trabalho admitiu como estratégia de projeto, a busca do maior número possível de soluções para cada um dos problemas enfrentados, procurando assim a qualidade e o refinamento.

A intermodalidade dos métodos de trabalho foi uma ferramenta utilizada desde o princípio do projeto. A partir dos croquis iniciais que surgiram da visita ao terreno, o uso do computador para desenho 2D e desenho 3D teve papel importante fornecendo a possibilidade do trabalho em escala e o estudo do impacto do desenho no volume do objeto.

Por um longo período o projeto foi tratado como um objeto escultórico inserido na paisagem, de volume pré-definido pelo potencial construtivo. Este estudo repetitivo buscou analisar os aspectos de implantação como insolação e entorno, e também entender e qualificar interações que os volumes do edifício geravam dentro dele mesmo e com o terreno, mais especificamente, com o nível da rua. A possibilidade de desenha-lo virtualmente colaborou para vencer as dificuldades propostas pelo desnível, mostrando que vencer significava valoriza-lo, apresentando-o como jardim de contemplação para o pedestre no nível térreo.

O programa do projeto amadureceu ao longo de seu processo. Através da análise da produção da incorporadora Idea Zarvos, a facilidade de comercialização de apartamentos entre 100 e 150 metros quadrados se destacou, definindo um parâmetro para o desenho. A combinação do programa de moradia com o edifício destinado a serviços surgiu da postura adotada em relação a escala urbana. Era parâmetro para o projeto, que este fosse uma referência positiva para a cidade, mas, para que isso acontecesse era necessário que ele tivesse uma atitude participativa.

Ao contrário dos grandes condomínios que dia após dia aumentam o programa do espaço social com salões de beleza, boliche e espaço creche, dentre outros muitos, o Havaí 425 se concentra em oferecer com maior qualidade os itens mais desejados, a piscina, a academia e o salão de festas; e deixa a mercê dos condôminos e da sociedade o programa o qual área térrea para locação abrigará.

As técnicas construtivas e os materiais adotados foram resultado do posicionamento do projeto perante a vida contemporânea e sobre a ação do tempo. A qualidade dos produtos oferecidos hoje ficou em segundo plano perante o potencial que estes podem desenvolver, tanto pela facilidade construtiva, quanto pela manutenabilidade. Em muitos casos foi necessário projetar o encontro destes e sua sobreposição para atender os objetivos do projeto, como por exemplo, a mutabilidade.

Ficha Técnica

Área do Terreno: 2000m² (40m de frente x 50m de profundidade)
Programa Construído:
12 Apartamentos 175m²
18 Apartamentos de 110m²
Térreo Social com Piscina Academia e Salão de Festas
Praça Pública com acesso a um edifício comercial de 2 andares com 2 salas de locação e 1 andar para escritório compartilhado
Praça Inferior com acesso a Portaria e Hall do condomínio
4 Andares de garagem com acessos separados para o uso condominial e para o uso comercial.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo