logofau
logocatfg
secao 4!

Hotel e Centro de Convenções -

Bairro da Barra Funda, São Paulo

Cintia Mara Oliveira

Oreste Bortolli Jr

Nos últimos anos o Brasil vem sendo destaque no mundo devido ao seu crescimento e como consequência disso, obteve o direito de receber diversos tipos de eventos, dentre eles dois dos mais importantes eventos esportivos do mundo: as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol. E a cidade de São Paulo, sendo a mais desenvolvida do país, tem participação fundamental nesse pro-cesso. Além de ser umas das sedes da Copa do Mundo de 2014, São Paulo vem crescendo fortemente em número de realizações de eventos, de convenções, de exposições, de programas de treinamento e de shows internacionais realizados na cidade e para que esse crescimento possa acontecer de modo eficaz é necessário que os diversos setores que englobem esse processo se desenvolva também.

Um desses setores que é de extrema importância e que será abordado nesse trabalho final de graduação é o setor hoteleiro que percebe a necessidade da construção de novos hotéis para atender toda a demanda crescente na cidade.

Usando estas premissas, o escopo do exercício do Trabalho Final de Graduação é o projeto de um Hotel, que permita atender uma parte dessa demanda crescente. Para isso, foi estudado a história da expansão hoteleira em São Paulo visando entender para quais regiões a implantação de um hotel seria viável e interessante urbanisticamente.

A partir da análise da expansão da hotelaria paulistana ao longo dos anos através de mapas e dados históricos, o local escolhido para o projeto foi o bairro da Barra Funda em São Paulo. A escolha foi feita por ser um bairro com grande crescimento imobiliário nos últimos anos, tem uma boa infraestrutura tanto de transportes como de equipamentos urbanos, faz parte da Operação Urbana da Água Branca, além de ainda possuir terrenos com grandes dimensões e valores ainda não tão altos como alguns verificados em lugares onde a presença de hotéis é mais visivel.

Desse modo, foi escolhido um terreno de cerca de 250.000m² para ser integrado ao bairro (através da criação de ruas e novos quarteirões) além da definição de seus usos e gabaritos de altura. A partir disso, foi escolhido um desses novos quarteirões para abrigar o projeto do hotel, onde buscou-se um local de fácil visualização.

O hotel visa atrair turistas que vêm para a cidade de São Paulo pelo turismo lazer e pelo turismo de negócios e que procuram se hospedar num lugar de categoria superior. Além disso, o projeto pretende interagir o espaço privado com o espaço público, permitindo uma grande permeabilidade de pessoas tanto nas áreas sociais internas do hotel como nas praças externas que o envolve.

O projeto tem como base um edifício vertical onde ficará a área de hospedagem. Os dois subsolos, o pavimento térreo e o primeiro pavimento abrigarão todas as outras áreas que ocuparão o terreno de forma horizontal em meio a áreas verdes.

O centro de convenções está diretamente ligado com as áreas sociais do hotel. As salas de reunião, o auditório e as áreas para exposição podem ter diversos usos.

A área de lazer e de esportes do hotel tem como finalidade fazer com que sua infraestrutura seja utilizada não somente pelos hóspedes mas também para quem reside ou trabalha nas proximidades, ou ainda clientes que utilizam o espaço sem a necessidade de ficar hospedados.

O térreo e o primeiro pavimento terão pés-direito mais altos do que os subsolos e a área de hospedagem. Isso dará uma sensação de amplitude para quem entra no local.

A idéia principal do projeto é justamente deixar o hotel o mais convidativo o possivel com a criação de várias entradas e disponibilizando diversos serviços que possam fazer com que os hóspedes e os visitantes permaneçam ali por mais tempo. O fato do projeto utilizar o vidro como o principal fechamento permite uma grande permeabilidade visual também além de garantir o máximo de entrada de luz natural diminuindo os gastos com energia. A criação de alguns tetos verdes ajuda no conforto térmico do lugar além de deixar o projeto mais bonito.

Com a escolha do local e as diretrizes do projeto já formadas, o próximo passo do trabalho foi a montagem do programa de necessidades do hotel e a montagem dos diagramas funcionais que facilitaram na hora de projetar.

A partir daí foram feitos vários estudos volumétricos e estudos dos diversos ambientes que englobem o projeto de um hotel chegando a um resultado interessante do projeto em seu final. Plantas gerais, detalhamentos das principais áreas, cortes, elevações e perspectivas foram feitas da forma mais detalhada o possivel para que o projeto possa ser entendido sem deixar dúvidas.

Abaixo, segue a ficha técnica com os principais dados do projeto do hotel:
Área do subsolo 02 = 5.301m²
Área do subsolo 01 = 10.034m²
Área do pavimento térreo = 8.440m²
Área do primeiro pavimento = 6.635m²
Área do pavimento tipo = 1.225m²
Área total do pavimento tipo = 1.225x15 = 18.375m²
Área total construída = 50.010m²
Área de projeção = 10.364m²
Taxa de Ocupação = 10.364/23.861 = 0,43 = 43%
Coeficiente de Aproveitamento = 50.010/23.861 = 2,09
Área Total (sem estacionamento) = 34.675m²
Área Permeável = 4.365m²
Taxa de Permeabilidade = 4.365/23.861 = 0,18 =18%

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo