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Terminal de passageiros para o aeroporto Bauru - Arealava

Débora Wan-Dick Ferreira Jorge

José Borelli Neto

Esse trabalho teve como objetivo desenvolver um projeto de terminal de passageiros para o aeroporto Moussa Nakhal Tobias/ Bauru-Arealva, que como todo terminal possui características e demandas únicas quando comparado com outras edificações.

O desenvolvimento desse trabalho visou, primeiramente, abordar e compreender essas especificidades e como o arquiteto transforma essas relações em organização espacial. Projetar um terminal de passageiros é um desafio, pois além de ser um tema pouco abordado nas aulas de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é um projeto com muitas especificidades e que requer um estudo detalhado para o entendimento do que é um terminal de passageiros para um aeroporto.

O tema aeroportos é recorrente nos dias de hoje, uma vez que o país se prepara para receber grandes eventos esportivos nos próximos anos, além disso, o número cada vez maior de usuários desse meio de transporte faz com que a expansão dos atuais e o planejamento de novos terminais sejam necessários.

A implantação de um aeroporto envolve aspectos diretamente ligados ao planejamento e ao urbanismo de uma cidade, bem como a relação dela com o país. O arquiteto possui um papel fundamental para esses estudos, porém a esse trabalho não cabe a discussão da localização do aeroporto em relação a cidade e seus macro acessos, a meta é :
• Analisar o terminal relacionando com os outros elementos de um aeroporto (pista, pátios, estacionamentos, micro acesso);
• Esmiuçar e compreender as dinâmicas internas do edifício;
• Projetar um ambiente capaz de atender a demanda com conforto e segurança.

O programa de dupla formação (FAU-POLI) traz ao aluno uma visão mais ampla dos processos construtivos e cabe a nós, estudantes de arquitetura e alunos do programa, usar esse conhecimento como um balizador de decisões de projeto. Por isso o trabalho aborda aspectos dos sistemas prediais, além dos aspectos arquitetônicos.

Decidiu-se que, por se tratar de um trabalho acadêmico, o terminal será projetado para atender uma demanda de passageiros domésticos e internacionais, ampliando as possibilidades de se estudar outros aspectos envolvendo esses fluxos.

Os terminais aeroportuários na maioria das vezes são as primeiras edificações que temos contato ao visitar outro país, ou até mesmo outra cidade, é mais um motivo para esse projeto. Além disso, o fato do atual terminal de passageiros para o aeroporto Bauru-Arealva estar obsoleto, apesar de inaugurado em 2006, e de o número de passageiros viajando por esse meio de transporte é crescente, são fatores que juntamente com os demais já citados veem justificar a escolha do tema.

Terminais aeroportuários de passageiros são projetados com base em critérios que visam diminuir as distâncias para os passageiros e otimizar o processamento. Na ótica das empresas é preciso diminuir os custos de operação por passageiros e os atrasos nas operações.

Para o início do estudo de projeto é preciso caracterizar o usuário desse terminal e o horizonte da demanda a ser atendida, sendo a projeção da demanda feita com base no crescimento observado e na expectativa de crescimento futuro para certo horizonte de projeto. Algumas vezes essas estimativas não se traduzem verdadeiramente ao longo dos anos, mas geram valores que chegam próximos aos reais, por isso esse método é utilizado nos dias de hoje para fazer um estudo de projeto.

O projeto de um terminal pode ser feito levando-se em consideração uma implantação gradual, determinando-se as etapas de construções ao longo dos anos para evitar que as instalações fiquem obsoletas sem deixar de atender a demanda final do projeto. Devem-se considerar também as variações do fluxo de passageiros e transformar isso em instalações flexíveis para atender as variações de demanda. Ao se projetar um terminal é importante também analisar como aquela edificação permite futuras ampliações para atender uma demanda além do horizonte de projeto.

O tipo de aeronave que o aeroporto vai receber influencia diretamente na sua configuração, bem como a previsão de mudanças nas dimensões e na capacidade das aeronaves. O desenho do pátio, a maneira como as aeronaves estacionam na pista e o modo de acesso para essas influenciam diretamente nas formas do edifício do terminal de passageiros.

O terminal de passageiros é uma edificação que divide o lado terra do lado ar de um aeroporto, sendo essencialmente um local de mudança de meio de transporte. Por um lado temos passageiros chegando através de carros, taxis, ônibus, metrôs e trens e por outro temos passageiros saindo através de aviões, e vice-versa. A diferença de escalas entre os meios de transporte de cada lado é uma temática importante no projeto.

Outra característica única dos terminais aeroportuários é que desde o inicio do processamento os passageiros e suas bagagens são separados e trilham caminhos distintos, se reencontrando apenas na retirada dessa bagagem no aeroporto destino. Esse processo gera dois fluxos com etapas especificas em cada um e que demandam por espaços diferentes para atender suas necessidades distintas de processamento.

Aeroportos que atendam a viagens domésticas e internacionais possuem mais fluxos a serem separados.

Passageiros em voos internacionais possuem etapas especificas como alfândega e imigração, além de poderem ter lojas de livre comércio. Essas demandas precisam ser incorporadas no projeto, pois a separação é física e os passageiros internacionais devem ser separados e não ter contato com passageiros domésticos após o processamento.

O terminal é pensado também para atender as necessidades de seus funcionários, dos acompanhantes e visitantes do aeroporto, com áreas especificas para cada uso.

Áreas de circulação, salas de espera, sanitários, telefones públicos, guarda volumes e outras demandas precisam ser consideradas no projeto de um terminal, os estudos de suas áreas e as relações que facilitam o fluxo dos passageiros geram layouts e diretrizes para o projeto.

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