logofau
logocatfg
secao 4!

Restauro e Acessibilidade:

Residência de Imigrantes Japoneses em tomé-Açú / PA

Erica Harue Braga Kawakami

Maria Lúcia Bressan Pinheiro

Este TFG desenvolveu uma proposta para o projeto de restauro e adequação de uma residência em Tomé-açu/Pará, construída no estilo tradicional japonês por imigrantes japoneses em meados do séculos XX, e hoje habitada por cadeirante. O TGF pretende compatibilizar as questões de acessibilidade às questões pertinentes a conservação e restauro do bem cultural, um exemplar da arquitetura imigrante japonesa no estado do Pará.

A edificação em questão é a Residência Numazawa, construída por esta família em Tomé-Açú / PA em 1960. No local havia uma colônia japonesa, fundada em 1929, que na época sobrevivia através da agricultura familiar e prosperou muito na década de 50 com a cultura de pimenta-do-reino. Foi exatamente com o dinheiro da exportação de pimenta-do-reino que a família Numazawa construiu a sua residência. Muitas outras residências, chamadas “palácios da pimenta”, foram construídas pelas famílias que enriqueceram com esta cultura, porém são poucos os exemplares que resistiram até os dias de hoje. A residência Numazawa é um dos únicos exemplares sobreviventes, sendo uma das maiores casas no estilo construída no município por carpinteiros japoneses.

Atualmente a casa pertence a descendentes dos proprietários originais: José Maria Numazawa. filho do casal que construiu a edificação, mora ali atualmente com sua esposa, Teresa Numazawa. O casal de moradores atual é idoso e José Maria é cadeirante há mais de 20 anos, o que representa uma demanda específica de circulação e acessibilidade para a residência, que possuí como uma de suas características culturais e técnicas mais importantes o fato de possuir diversos níveis diferentes. O desafio para esta proposta de trabalho foi justamente preservar as características originais da edificação, porém adequando e adaptando a residência às exigências dos atuais moradores.

As primeiras partes do trabalho correspondem ao desenvolvimento teórico, e compreendem os seguintes assuntos relacionados à pesquisa histórica: contextualização global da imigração japonesa, contextualização das imigrações no Brasil no século XX, imigração japonesa no Brasil, imigração japonesa para Tomé-Açú / PA. Juntamente a esta parte, se faz a investigação sobre a arquitetura tradicional japonesa em madeira, que utiliza método construtivo com sambladuras, que são encaixes precisos sem o uso de pregos ou cola, que são característica ímpar desta edificação.

Foram verificadas no estudo tipológico, além destes, muitos outros aspectos da arquitetura tradicional japonesa na residência como separação de ambientes, lógica de implantação, tipos de vedações em forros e paredes, o desenho da cobertura, entre outros. Estes aspectos da arquitetura tradicional japonesa em madeira encontrados na casa, se mesclam muitas vezes com elementos da cultura regional, como tipos de madeira utilizada, tipo de piso, elementos decorativos, tipos de esquadrias, entre outros, criando um exemplar único dentro do conjunto da arquitetura popular brasileira.

Compreendendo o contexto geral da construção desta residência e seu grande significado e interesse para a preservação, a segunda parte do trabalho trata de criar um base de dados (desenhos técnicos) sobre a construção, até então inexistente. Foi realizada uma visita de campo e através do levantamento métrico e fotográfico foi possível desenvolver uma série de desenhos técnicos que representam um registro fiel ao que foi construído e existe ainda hoje. Da mesma forma foi possível investigar o estado de conservação atual da residência, e também realizar entrevistas com seus moradores sobre seu dia-a-dia para entender o programa de necessidades atual.

A terceira e última etapa é o desenvolvimento da proposta de intervenção na residência. Sendo a residência quase inteiramente construída em madeira (estrutura geral, vedações, esquadrias, forros, pisos e guarda-corpo, feitos em diversos tipos de madeiras nobres encontradas na região), o projeto de restauro se embasou no estudo sobre construções em madeira (manifestações patológicas, tratamentos, intervenções possíveis). Além disso, levando em conta as novas exigências, também foram consultadas normas técnicas, leis e referências para projeto de acessibilidade; teorias e abordagens de restauração; e bibliografia sobre outros casos de arquitetura de imigrantes japoneses no Brasil.

Por razões didáticas as propostas de intervenção foram divididas em dois tipos: as intervenções de recuperação, que dizem respeito a recuperação da integridade física da construção através de substituição de partes danificadas, e as intervenções de adaptação, que dizem respeito às modificações no desenho da residência para adaptá-la às atuais exigências de uso.

Para as intervenções de adaptação são propostas principalmente tratamento de conservação com produtos químicos e procedimentos para recuperação do desempenho técnico adequado às partes que apresentam manifestações patológicas diversas (químicas, físicas e biológicas). Onde não é possível a recuperação, foram propostas alternativas de substituição de material, respeitando as recomendações da bibliografia que trata de restauro.

Para as intervenções de adaptação foi proposta, primeiro, a construção de uma rampa adequada, de acordo com as normas técnicas, e que resolvesse o problema de acessibilidade do cadeirante sem comprometer a circulação geral e, na medida do possível, os aspectos originais da casa. Segundo, adaptações nos banheiros, como alteração do tamanho das portas, criação de sanitário acessível, adaptação do chuveiro e ofurô com áreas de transferência adequados e barras de apoio estrategicamente instaladas.

Ao final, foi realizada uma lista de recomendações básicas de manutenção da residência para os moradores, para que depois de realizado o projeto de restauro e adequação da residência, os proprietários pudessem realizar as manutenções periódicas evitando que a construção chegasse no estado de conservação que se encontra hoje.

Ficha Técnica

localização: Tomé-Açú / PA
data de construção: 1960
área construída: 500 m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo