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secao 4!

Interface para Sistema de Leitura de Revistas em Tablets

Felipe Gressler

Daniela Kutschat Hanns

Apresentação

O projeto apresentado é uma plataforma de leitura e manipulação de revistas para tablet do tipo iPad desenvolvida como TFG do Curso de AU da FAUUSP entre 2011-2012. A escolha do objeto de estudo – o tablet iPad e a criação de um aplicativo para a leitura e manipulação de conteúdos em formato de revista para o mesmo – advém: a) do interesse pelo tablet como alternativa recente para design de conteúdos digitais do tipo revista; b) da investigação sobre diferenças entre conteúdos e formatos de revistas impressas, digitais para computador e digitais para tablet; c) do desafio que representa testar e explorar potenciais do tablet e o design de informação e de interação (visualização e manipulação) de uma plataforma para revistas para iPad.

O objetivo principal deste trabalho foi o de desenvolver uma interface própria para o iPad a partir de estudos que considerassem a relação dispositivo/homem. Para isso foram investigadas teorias de cognição, percepção, ergonomia e usabilidade e estudos dedicados a interfaces digitais. Foi igualmente necessário repensar as convenções existentes no design de interfaces. Através de observação de manipulação, uso, revistas já existentes para iPad e pesquisa sobre as mesmas, foram criadas soluções e adaptados conceitos já firmados. Nesse processo alguns foram abandonados por se concluir que não seriam adequados para tablets.

As decisões de projeto se basearam nas minhas próprias experiências, combinadas com pesquisa acadêmica, análise de aplicativos e observação informal de usuários.

Durante a análise inicial da plataforma foram observados diversos exemplos de aplicativos. Apesar de analisados também, não houve foco específico nos aplicativos de revistas digitais por não existir o desejo de usá-los como referência para o projeto. A análise teve o intuito de melhor compreender a plataforma e as soluções empregadas de uma forma mais geral, dando uma base para o início do projeto.

Após implementação do aplicativo, não contemplada por este trabalho, o mesmo seria testado observando seus usuários a curto e médio prazos com o intuito de localizar áreas com a necessidade de ajustes.

Desenvolvimento

A interface foi desenvolvida priorizando alguns aspectos que se julgou serem de maior relevância para o tema. Para melhor entendimento desses assunto foi feita análise sobre seu uso e papel nas interfaces para tablet. A ergonomia teve prioridade na tomada de decisões, moldando a maior parte do trabalho. Outros aspectos trabalhados foram: a) comunicação entre ser humano e tablet, uma análise sobre as formas de inserção de dados pelo usuário e comunicação e resposta do dispositivo; b) gestos, uma breve discussão sobre sua função, vantagens e melhores usos; c) modelos mentais; d) espaço virtual, uma teorização do conceito.

O trabalho demonstra o processo criativo e as etapas da produção do projeto com justificativas das decisões tomadas, apresentando: a) estruturação do aplicativo, determinando as atividades contempladas; b) wireframes de baixa fidelidade, desenhos estruturais básicos sobre o conceito por trás dos layouts; c) wireframes de alta fidelidade, detalhamento dos wireframes em baixa fidelidade, considerando tamanho real dos elementos e conteúdo; d) Projeto visual, tratamento estético dos wireframes definindo a aparência final.

Conclusão

O menu lateral, uma das bases do trabalho, trouxe bons resultados. Ele cumpriu a função de posicionar os comandos na área de conforto, ao mesmo tempo que os agrupa em um único local, para conveniência do usuário. Uma desvantagem que ele apresentou foi a falta de espaço para o texto, que fica limitado pela sua largura. Isso influenciou a escolha de nome das seções e do tamanho do texto, pois essas precisavam caber na área disponível. De uma forma geral, o menu lateral cumpre seu objetivo, que é adequar-se ergonomicamente ao usuário e, a meu ver, suas vantagens compensaram as desvantagens.

O botão iceberg também se provou eficiente, pois minimiza os problemas criados por alvos pequenos sem precisar causar grande impacto visual.

A opção por desenvolver o projeto priorizando a ergonomia sem desrespeitar conceitos estabelecidos de usabilidade, se mostrou dificultosa. A organização visual se torna muito mais complexa por não existir a liberdade de se utilizar qualquer área da tela para posicionar os elementos interativos.

Uma técnica utilizada com sucesso foi a de estender as áreas manipuláveis de borda a borda da tela, de forma que ambas as mãos conseguissem acessá-las. Porém ela é muito restritiva por necessitar que o elemento ocupe muito espaço na tela. Isso a torna de difícil aplicação geral e em muitos casos é inapropriada.

Como etapa seguinte ao que foi apresentado no trabalho, ainda é necessário desenvolver layouts para a orientação vertical do tablet, assim como conceber as transições animadas entre telas. Com estes já seria possível programação e implementação do software.

O sucesso da interface não pode ser afirmado no momento da entrega deste trabalho. O ideal seria implementá-la e fazer testes a curto e médio prazos para que seja observada sua eficácia e adoção do público. Apenas a partir dos resultados obtidos seria possível analisar o sucesso da interface e alterá-la para maior adequação ao público.

Termino este trabalho tendo cumprido meus objetivos pessoais. Desde o início quis colocar em prática as teorias que eu vinha desenvolvendo sobre interfaces para tablet. Mesmo sem confirmação através do uso, acredito ter sido bem sucedido em aplicá-las de forma eficiente, resultando em uma interface bem estruturada e que acredito ser mais adequada aos usuários do que grande parte das soluções existentes.

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