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secao 4!

Desenho Urbano no Brás

Gabriel Seki Kioshima

Silvio Soares Macedo

Este trabalho consiste em uma Proposta de Renovação Urbana para uma área de aprox. 350 mil metros quadrados no Brás, que tem como limites à leste a linha de trens da CPTM, à oeste o canal do Rio Tamanduateí com a avenida do Estado e, ao sul, a rua do Gasômetro.

O objetivo foi uma proposta de Desenho Urbano que questionasse restrições de uso de solo, limites de aproveitamento e taxa de ocupação previstos na legislação e, de certa forma, definições de tombamento, propondo uma cidade utópica em certos aspectos, mas que se propusesse a resolver problemas da grande metrópole e desviasse o provável futuro da região, vítima das intervenções da especulação imobiliária.

Desde o princípio, não era intenção efetuar “costura” da malha urbana e preenchimento dos lotes vazios ou considerados “destruíveis”, mas especular a criação de um bairro completamente novo, com novas formas de apropriação e novos parâmetros urbanísticos. Trata-se de uma reflexão acerca de uma paisagem potencial, tendo em vista que não existem mais grandes glebas vazias no centro da cidade.

Pretendeu-se mostrar de que forma um projeto de Desenho Urbano coerente para uma grande área, ainda que efetuado com grandes demolições, pode garantir qualidade de vida e segurança aos seus moradores e trabalhadores, ao contrário das atuações pontuais do mercado imobiliário que não conseguem reestruturar a região. Toma-se como premissa básica que, de acordo com as atuais condições e regulações, a area se verticalizará pontualmente por ação do mercado imobiliário, eliminando e desprezando qualquer integração do espaço privado com o espaço público.

A proposta objetiva eliminar o grande vazio e o caráter de abandono da região. Pretende-se basicamente (1) aumentar significativamente a quantidade de unidades habitacionais e eliminar os cortiços; (2) eliminar as barreiras físicas urbanas marcantes como a avenida do Estado e a linha de trem; (3) desenvolver os potenciais comerciais da Rua do Gasômetro como um pólo integrado à proposta ; (4) criação de um sistema de espaço livres de pequeno e médio porte, interligados ao Parque Dom Pedro II; (5) melhorar a utilização dos equipamentos e infraestrutura existente, reprojetando o viário, quando possível e necessário; (6) definição de usos aos edifícios tombados a fim de garantir sua permanência na paisagem urbana e também integrá-los a proposta de intervenção. (7) estreitar as relações entre urbanismo e paisagismo, sempre criando espaços de maior qualidade ambiental e com domínio da escala no nível do pedestre, definindo visuais, desenho de piso, arborização, indução de ?uxos, etc.

A efeito de projeto, considera-se (1) a retirada da Zona Cerealista do local, porém com sua realocação a um espaço melhor estruturado, dada sua inserção no município? de São Paulo e o fluxo de veículos que gera. Esta premissa foi baseada nas propostas do projeto Viva o Centro; (2) o enterramentos dos trilhos da CPTM com a proposição de uma via parque que pretende ser um novo elemento de conexão entre os bairros e não apenas suporte do tráfego de passagem. Premissa baseada no projeto de Lei da Operação Urbana Consorciada Lapa-Brás.

As quadras corporativas localizam-se próximas à Av. do Estado e tiveram implantacão definida após análise de suas particularidades e fluxos previstos. Apresentam características de proposta particulares uma a uma, contudo possuem uma linguagem geral única.

As quadras corporativas contam com um desenho de piso integrador com formas orgânicas, facilitando a compreensão dos acessos e eixos visuais. Apesar da sofisticação do desenho, não se pretendeu criar espaços de permanência aos trabalhadores no interior das quadras pois o Parque Central apresenta condições mais adequadas para este fim.

O desenho das quadras residenciais pretende privilegiar o morador, de forma que as visuais criadas, insolação e desenho de piso garantam uma maior qualidade no espaço construído. Estas quadras possuem lojas no térreo, elevando a altura do primeiro pavimento e garantindo assim, a privacidade dos moradores. O desenho do piso pretende criar uma atmosfera diversa do interior da quadra e também dos espaços livres de grande porte, separando as areas verdes, ruas comerciais e corporativas.

A implantação das unidades garante iluminação suficiente para utilização das áreas internas e se diferenciam da implantação original basicamente pelo fato de que o alinhamento de edifícios residências na malha urbana existente criariam muitas sombras e espaços pouco iluminados. O desalinhamento dos edifícios cria uma dinâmica de volumetria porém em algumas partes decidiu-se manter o alinhamento para um melhor controle da escala no nível da rua.

O Parque linear pode ser dividido em três setores, ainda que não existam barreiras físicas efetivas. Na parte mais estreita, próxima às quadras corporativas, os caminhos sinuosos convidam o passeio em meio ao espelho d’água de formato orgânico sob um bosque. Bancos estão dispostos ao longo do caminho, favorecendo a parada da população que ali trabalha, sobretudo nos horários de interação social, como na saída para almoço.

Mais ao centro, quando rodeado por edifícios residenciais, o parque conta com playground, playground com brinquedos de água, espaço lúdico para as crianças e adolescentes. Entre este setor e o primeiro, há um segundo espelho d’água com esculturas, compondo um jardim de esculturas que faz a transição e ao mesmo tempo funciona como um atrativo para esta região do parque.

Próximo e interligado ao Parque Ferrovia, há um setor esportivo do Parque que conta com três quadras poliesportivas. O parque ferrovia possui o edifício do RSJ do antigo Pátio do Pari que foi transformado em Centro Comercial. Neste parque está locada a pista de skate e uma série de meias-quadras para utilização da população.

Quadro de áreas

Área total: 349.279 m2
Área de Parque: 89.683 m2 (25,6%)
Area para construção: 153.581 m2 (43,9%)
Área tombada: 32.232 m2 (9,2%)
Viário: 73.783 (21,12%)
Área construída: 690.333,82 m2
Área ocupada: 66421,02 m2
C.A.: 2.65
T.O.: 25,47

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