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secao 4!

NOVA CENTRALIDADE URBANA EM POUSO ALEGRE-MG

Igor Tadeu Lombardi de Almeida

Fábio Mariz Gonçalves

Proposta

A ideia de criar um edifício que agregasse um Terminal de ônibus Intermunicipal e Urbano e um Mercado Municipal para a cidade de Pouso Alegre, na mesma área onde se situa a atual rodoviária, fez com que, através de uma análise da estruturação urbana e dos principais eixos e entroncamentos da área central, fosse evidenciado o grande potencial do amplo terreno, que está localizado nos limites da Av. Antonio Mariosa, principal acesso do centro à Rodovia Fernão Dias (BR 381). Ao lado oposto desta avenida encontra-se um dos bairros mais carentes do município, o São Geraldo, que conta com uma população de 35 mil habitantes, ou seja, mais de 1/4 de toda a população urbana. Além disso, a partir de frequentes visitas em campo, foram classificados os principais problemas da área central:
- Ausência de infraestrutura para atender o Sistema de Transporte Público Municipal;
- Vazios urbanos em áreas com grande potencial urbanístico;
- Desarticulação entre a área central e suas proximidades;
- Espaços públicos de lazer quase inexistentes;
- Maior parte das calçadas encontra-se precárias e sem acessibilidade;
- Frequentes congestionamentos.

A requalificação do centro de Pouso Alegre foi pensada como um projeto que poderá ser feito em etapas e que aos poucos desenvolverá novas relações intraurbanas em todo o entorno. O principal elemento pensado para isto foi o caminho do pedestre. Através da análise do sistema viário e do uso e ocupação do solo, optou-se por criar um calçadão em toda a extensão da Rua Bueno Brandão. Partindo da Avenida Duque de Caxias, este conectará o centro consolidado até a nova centralidade.

O que define uma “centralidade é o movimento pelas vias - os fluxos - ou seja, a circulação contínua de consumidores, trabalhadores, automóveis, mercadorias, informações e ideias; a presença desses elementos e suas dinâmicas dão função aos espaços e definem territórios”. (MILANI;SILVA, 2009).

Devido à importância das relações já existentes entre os conglomerados de comércio popular na cidade, que estão intrinsecamente ligados ao sistema de transporte público, a mesma lógica foi pensada para o atual projeto. Realocou o antigo mercado e junto a ele foi criado o terminal urbano, com infraestrutura necessária para servir os milhares usuários do transporte coletivo.

O edifício do atual Mercado será demolido e substituído por uma praça que conectará os espaços livres da área central. Além disso, a ampliação e reformulação dos canteiros da Av. Duque de Caxias proporcionarão a criação de um comércio ao longo deste espaço, como, por exemplo, ocorre nas ramblas de Barcelona.

O eixo de pedestres se conectará à centralidade através de uma rua com piso diferenciado, além de ser adotada uma iluminação pública na escala do pedestre. Grande parte dos edifícios desta rua são escolas e o trânsito se torna intenso nas proximidades durante o horário de saída dos alunos. Isso gera um conflito entre pedestre e automóvel. Com a delimitação de locais distintos para o trânsito dos mesmos, será possível obter mais segurança para os pedestres e principalmente para os alunos que circulam na área.

O Parque Municipal ocupará a faixa entre a Avenida Antônio Mariosa e as margens do Rio Mandú. A cidade não possui um parque central, além de ter poucas áreas verdes no perímetro urbano. Com o novo equipamento público haverá a aproximação dos habitantes do centro e principalmente do bairro São Geraldo com a educação ambiental e com o lazer. Para a criação do Parque, será necessária a desapropriação de algumas construções localizadas próximas ao rio. Essa população será relocada no terreno oposto ao da rodoviária, que também se encontra vazio.

Terminal Rodoviário, Urbano e Mercado Municipal

O que norteou o partido do projeto foi a criação de espaços que se inter-relacionam em diferentes níveis. No pavimento térreo, que se encontra no mesmo nível da Avenida Antônio Mariosa, foi criado o terminal urbano e o setor de embarque e desembarque da rodoviária, além dos serviços de apoio.

O edifício é todo permeável e pode ser acessado tanto pelo térreo quanto pelo segundo pavimento. A disposição do bloco da rodoviária e do terminal urbano foi realizada de forma a aproveitar o maior sentido do terreno, enquanto o mercado se dispõe perpendicularmente a este.

Foi pensado um sistema misto para a estrutura do edifício, modulada por pilares de concreto que vencem vãos de 15 metros e sustentam as lajes nervuradas em concreto protendido. Na cobertura, estes pilares embasam uma estrutura espacial metálica, a qual apresenta uma grande área vedada por policarbonato transparente, explorando a entrada de luz natural em todo o edifício.

Em todas as partes será possível a integração com o entorno. Uma passarela será o elemento principal desta integração: ela partirá do final da Rua Bueno Brandão e permeará o complexo pelo terceiro piso, rasgando o bloco principal e conectando-o diretamente ao novo parque. Para Hazan (2007) a passarela é responsável por costurar as fraturas urbanas, ou seja, espaços fragmentados que podem ser reestruturados, criando-se novas espacialidades, tornando mais sólidas as intervenções realizadas nos espaços públicos de importância, que consequentemente, se relacionarão com os espaços marginais.

Área total do terreno 45.350 m²
Área total do edifício construído Aprox. 19.500 m²

Conclusão

Através deste trabalho foi possível repensar a forma de produzir uma cidade para torna-la mais habitável e menos desigual. Os estudos realizados ao longo deste tempo comprovaram o potencial urbano de áreas que atualmente encontram-se em más condições a apresentam-se em situação de abandono, transformando-as em espaços públicos que conectam e expandem os domínios do centro de Pouso Alegre, atualmente defasado em relação a dimensão da cidade. O produto apresentado neste trabalho n‹o deve ser encarado como o resultado final do projeto de arquitetura, mas sim, como o impulso para uma mobilização acerca de uma nova perspectiva de progresso urbano e social para Pouso Alegre.

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