um projeto para pedestres na Barra Funda
Juliana Tiemi Tamanaha
Klara Kaiser Mori
Este trabalho inicia com um debate sobre a mobilidade urbana, apresentando o contexto histórico e as questões atuais. Discute a questão do pedestre dentro deste tema, em que se apresentam as políticas públicas voltadas ao pedestre e se levantam questões sobre o tema, enquanto infraestrutura urbana. Como proposição, apresentaremos o projeto de um conjunto de passarelas no entorno da estação Barra Funda.
Este trabalho não pretende engrossar o discurso da necessidade de uma estrutura de transporte principal (o Metrô) ou de formas alternativas de se enfrentar o problema (a bicicleta), mas se quer trazer outras questões que envolvem a mobilidade urbana e que são tão necessárias quanto.
Nos últimos anos, a população passou a pressionar por investimentos no sistema de transporte, principalmente por mais linhas de Metrô. A ineficiência deste sistema quanto à estruturação da cidade faz com que o foco da opinião pública esteja no único modo de transporte eficiente e estruturador. No entanto, o sistema de transporte não é composto apenas de Metrô. Cada modo de transporte serve a uma função e suas características podem não abranger a todos os tipos de trajetos.
Geralmente, quem usa automóvel consegue utiliza-lo para quase todos os tipos de trajetos, por ser o modo mais flexível. Já o usuário de transporte público pode utilizar mais de um modo, uma vez que o metrô não chega a todos os bairros e o ônibus não chega a todas as ruas. Portanto, um sistema de transporte eficiente deve abranger o máximo de tipos de deslocamentos possíveis. Além de uma malha metroviária estrutural São Paulo precisa de um conjunto de investimentos em todos os tipos, capaz de lidar com a diversidade, característica da cidade.
Neste sentido, a questão do pedestre se coloca, não para representar a escala local, mas para compor um conjunto de possibilidades no enfrentamento da mobilidade urbana. E sendo o transporte a pé um modo de transporte, pode se colocar como infraestrutura urbana, articulando e ordenando parte da cidade.
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