logofau
logocatfg
secao 4!

Centro Textil Labor

Livia Ribeiro Zaffalon

Helena Aparecida Ayoub Silva

O trabalho consistiu em encontrar um novo uso e desenvolver um projeto de intervenção para uma antiga fábrica de tecidos, localizada no bairro da Mooca, mais precisamente na Rua da Mooca, conhecida como Fabrica de Tecidos “Labor”.

HISTÓRICO DA REGIAO

Os bairros imediatamente á leste do rio Tamanduateí - Mooca, Brás, Pari, Belenzinho - que compõem parte da subprefeitura da Mooca, se formaram e se desenvolveram em condições particulares que acabaram por defini-los e caracterizá-los. Tais condições referem-se à industrialização da cidade São Paulo.

A partir de meados do século XIX, alguns fatores são de grande importância para a configuração da região em bairros operários industriais, como o sucesso da produção cafeeira no interior paulista, a implantação da ferrovia(São Paulo Railway em 1867), as melhorias urbanas nas terras além-Tamanduateí, e a crescente imigração.

O setor têxtil foi um dos mais significativos na primeira fase da industrialização de São Paulo, em parte por ter sido uma das primeiras atividades a serem industrializadas/mecanizadas e por ser imprescindível ao comércio de café (sacarias) e à sociedade em geral.

Atualmente a maioria das indústrias tradicionais está desativa, em grande parte devido à substituição do modelo ferroviário pelo rodoviário nos anos 1950 e pela mudança da configuração industrial da cidade, com o consequente deslocamento dos polos industriais. Porém, a partir dos anos 1980, houve uma valorização da área, graças à sua centralidade e à presença de um sistema de transporte metroviário, o que levou à valorização imobiliária e verticalização, com forte pressão do mercado imobiliário por sua ocupação. Ainda é uma região de caráter fortemente industrial e residencial, com a presença de comércio e serviços.

CONFIGURAÇÃO ATUAL

De forma geral as características mais marcantes hoje são o comércio especializado de vestuário, particularmente no bairro do Brás; as indústrias de pequeno porte relacionadas também ao setor têxtil e de doces e as indústrias de maior porte no bairro da Mooca.

A região ainda é fortemente caracterizada por sua ocupação histórica inicial relacionada à primeira fase de industrialização da cidade, particularizada por uma morfologia de vilas operárias de imigrantes e grandes lotes industriais, que dão um caráter singular à região, com cultura e costumes próprios; desde o sotaque característico dos mooquenses, às festas típicas italianas, como a Festa de San Gennaro.

Os principais problemas apontados são a falta de áreas verdes, necessidade de preservação e reconversão de uso das antigas indústrias, carência de equipamentos de cultura e lazer, entre outros.

CENTRO TEXTIL LABOR

A definição do programa deve ter como primeiro movente a preservação do bem e para tanto, uma das formas de valorizá-lo seria a opção por usos que preservem a memória do local como fábrica de tecidos.

Como segundo movente, há a questão da análise atual da região, que demostrou carência de equipamentos educacionais profissionalizantes, especialmente voltados para o setor têxtil, da qual a demanda é significativa, dado o presente comércio especializado em vestuário, que é a vocação da região.

Por fim, a terceira premissa é a de promover o encontro de pessoas, com diferentes idades, interesses e objetivos, configurando-se em um espaço de convívio e trocas, servindo tanto para fins de lazer, comércio e de serviços. Tal condição proporciona o máximo aproveitamento das estruturas do conjunto e garante que seja usado durante o dia todo, inclusive à noite.

Portanto, o programa deveria ser abrangente, o que condiz com as grandes dimensões do conjunto, mas com uma vertente em comum: o setor têxtil, ou seja, os novos usos relacionam-se em maior ou menor grau às atividades têxteis, ramificando-se pelos usos escolares, de lazer/cultura e comércio/serviços., o que culminou em um programa de escola profissionalizante voltada ao setor têxtil com cursos de corte e costura, que visam atender a demanda da indústria de confecção de vestuário e afins da região. Além desses, áreas de lazer e um pequeno comércio/feira artesanal, todos voltados para a área têxtil.

PARTIDO

A organização do programa foi norteada por diretrizes de forma a dinamizar e aproveitar da melhor forma possível o espaço, portanto definiu-se que usos mais públicos deveriam ser alocados mais próximos às ruas do entorno do conjunto e usos de acesso mais restrito mais para o interior do conjunto. Assim, prevê-se que área de exposições e eventos como workshops e feiras, biblioteca/modateca, ateliê de costura, comércio e auditório sejam alocadas nos espaços mais nobres e amplos do conjunto, pois são estruturas maiores e de uso mais público (utilizados tanto por estudantes regulares da escola, como pela população em geral). Salas de aula e áreas administrativas, que necessitam de uma certa privacidade e possuem acesso mais restrito levaram a criação de um anexo na área do terreno.

Como segunda diretriz, usos compatíveis com estruturas mais leves, desmontáveis e destacadas do teto eram desejáveis, além de permitirem variação de usos, como no caso das diferentes exposições e intervenções que podem ser organizadas nos galpões. Portanto, foram alocadas no galpão principal biblioteca/modateca, área de exposições, salas de aula de cursos de curta duração (voltados para artesanato), café, recepção e área de lazer. Uma área multiuso foi colocada nos galpões voltados para a Av. Alcântara Machado, que poderiam receber feiras e workshops, situação muito recorrente com a atividade têxtil.

A maior parte das salas de aulas convencionais da escola e do setor administrativo foi alocada em um edifício anexo, situado na extensão do terreno à Rua da Mooca, pois, eram de uso mais restrito e privado.

O edifício anexo reforça e valoriza a estrutura do antigo edifício da Tecelagem Labor pelo contraste entre suas linhas e volumetria, que foi concebido com um volume simples que, externamente parece denso e sólido, mas que dentro é livre, aberto e desimpedido, assim como a própria fábrica.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo