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secao 4!

Paganini -

Curta de Animação Tradicional

Viviane Vallesin Guimarães

Silvio Soares Macedo

O roteiro é muito importante numa animação: ele interliga todos as etapas de produção e, portanto, não pode ser encarado levianamente. Para este trabalho, diversas ideias foram consideradas, analisadas e descartadas, antes mesmo do início do TFG. Era importante que ao menos a ideia estivesse definida para dar início ao trabalho, já que ela acompanharia todo o processo e seria inviável alterá-la completamente uma vez que as outras etapas de produção houvessem iniciado.

Em junho de 2011 tive contato com a gravura 'A Morte como Estranguladora - O primeiro surto de cólera em um baile de máscaras em Paris, 1831' (1851), de Alfred Rethel (1816-1859); na obra, a Morte aparece tocando dois ossos como se fossem um violino. Por curiosidade, ainda sem intenções em relação ao roteiro do TFG, resolvi pesquisar a possível ligação que poderia existir entre a Morte e o instrumento. Cheguei, então, a Niccolo Paganini (1782-1840), violinista virtuose de Gênova, Itália. Descobri que a vida deste foi rodeada por lendas em relação a sua extrema habilidade com o violino: teria feito um pacto com o diabo em troca de seu talento, e um espectador jurou ter visto o demônio ajudando-o a tocar. A aparência do músico contribuía para os boatos: suspeita-se que Paganini fosse portador da Síndrome de Marfan, cujos sintomas são tez pálida e macilenta e face encovada. Devido a diversos fatos pesquisados, entendi que, devido à fama do compositor, sua imagem esquelética contribuiu para uma mudança no imaginário popular e, então, o violino deixou de ser associado ao demônio e passou a ser relacionado a caveiras e, consequentemente, à Morte. Não busquei fatos, além dos já mencionados, que comprovassem essa teoria; a intenção era apenas aproveitar uma ideia para criar um roteiro original, que se apoiasse em fatos reais e fosse, ao mesmo tempo, uma ficção. No curta, considerei os mitos como base para uma narrativa que, ao invés do Demônio, focasse no relacionamento do Paganini e da Morte e a influência desta na habilidade do músico.

Para desenvolvimento do visual do personagem Paganini, foram utilizados diversos retratos do compositor. Nas primeiras versões, desenvolvidas durante o primeiro semestre do TFG, foi dada atenção a características marcantes do músico. No entanto, para estilizar ainda mais a imagem, optou-se por redesenhar o personagem: a silhueta foi alongada e as linhas tornaram-se cada vez mais curvas e sinuosas. As linhas das vestimentas e outros detalhes, como botões e fivelas, foram desaparecendo para facilitar a animação até que, por fim, após experimentações com nanquim e bico de pena, tudo foi substituído por um traje completamente negro, sem linhas ou demarcações, de modo que, no modelo final, as únicas partes do personagem com detalhes em linhas são as áreas claras: suas mãos e cabeça.

Após a escolha do modelo final, faz-se os model sheets (páginas com o personagem em vários ângulos e atitudes diferentes) de acordo com a personalidade do personagem para definir a volumetria. O mesmo processo foi utilizado para a personagem Morte, com a mesma redefinição durante o TFG 2 - ambos foram desenvolvidos de maneira que tivessem a mesma estrutura.

Ao pesquisar sobre a vida de Paganini, coletei alguns fatos que seriam interessantes para a criação da história: quando criança, Paganini foi acometido por sarampo e considerado morto, mas melhorou subitamente. Aprendeu o violino nesta mesma época, e relatos dizem que mal era visto praticando o instrumento quando adulto. Manteve um estilo de vida boêmio, rodeado por mulheres em noites de jogos de azar, nos quais muitas vezes apostou o violino como último recurso. Certa vez, quase perdeu 'Il Cannone', seu violino favorito; arrependeu-se e decidiu nunca mais jogar. As lendas de que teria feito um pacto com o diabo foram o ponto de partida para unir estes pontos da história. O roteiro foi revisado diversas vezes durante o processo do TFG de maneira a atingir um resultado o mais simples e claro possível. Foi a etapa mais complexa do TFG: o cronograma inicial estipulava que o roteiro seria finalizado durante o TFG 1, de modo a reservar o tempo do TFG 2 apenas para a animação e pós produção. Isto não foi possível, pois devido aos constantes esforços para aprimorar a narrativa, esta etapa ocupou o cronograma até a metade do TFG 2, e foi realizada em paralelo com outras etapas do processo. Esta reformulação é comum também em grandes produções, nas quais o roteiro ocupa mais tempo do que todas as fases da produção. Após o roteiro escrito, desenha-se um storyboard (disposição de quadros chave da história de maneira a explicar a narrativa e enquadramentos de câmera). Após o desenho do storyboard, os quadros são dispostos de acordo com o tempo desejado e com a trilha sonora ou diálogos - o resultado é o animatic, um vídeo que esboça o produto final. O animatic é importante devido à definição dos tempos de cada cena: é preciso que estes sejam suficientes para a leitura da narrativa, porém que não sejam longos demais e a atrasem. É o animatic que define os quadros a serem desenhados na animação; portanto, se as ações não estivessem claras no mesmo, a animação não resolveria os problemas e o resultado final seria desconexo e não prenderia a atenção dos espectadores.

Como a história trata-se de Paganini, foram estudadas composições do mesmo para a trilha sonora. Optou-se por trechos de músicas de acordo com a dinâmica dos mesmos e qual combinaria melhor com cada cena, dando preferência aos mais curtos, de maneira a não desperdiçar quadros na animação (pois cada segundo de música equivaleria a 24 desenhos).

Após o animatic e a trilha sonora prontos, pode-se planejar a animação: a animação tradicional é feita em 24 quadros (desenhos) por segundo, em ones (todos os quadros são desenhados separadamente) ou twos (quadros dobrados, ou seja, 12 quadros por segundo). O curta deste projeto resultou em mais de 4000 quadros. Para a apresentação final, foi realizado um vídeo que integrasse todos os aspectos da produção - desde o storyboard até a animação com os intervalos completos.

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