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secao 4!

Projeto de Design de Moda -

Desenvolvimento de Coleção

Bruna Luiza Dias Rodrigues

Sérgio Regis Moreira Martins

A moda é a comunicação visual do corpo. Consiste na inserção do usuário na sociedade, pois lhe dá uma identidade visual. É uma arte feita para ser usada e mostrada, e portanto tem sua base nos caprichos da natureza humana.

Assim, visto que foi criada pela sociedade e para a sociedade, a moda permeia o cotidiano, estando presente em todos os lugares. Atualmente, é a forma de arte mais democrática, pois, por atender às necessidades e aos desejos do ser humano, é apropriada por ele, e adaptada a seu bel-prazer. Justamente por isso, a indústria da moda é a que mais cresce hoje em dia, movimentando bilhões. Assim, a moda apresenta dois pólos distintos: a criação, e o comércio.

O elemento de ligação entre estes dois é o processo de desenvolvimento de uma coleção, que parte da criação, da inspiração, do intangível, e os transforma em objetos apalpáveis, comercializáveis, viáveis.

Como acontece esse processo? De onde vem a inspiração, quais são os elementos guias da transformação desta inspiração em algo real? Como nasce uma coleção de roupas?

Este trabalho busca encontrar as respostas a estas perguntas, durante o desenvolvimento de uma coleção real. Tem por objetivo estudar o processo de desenvolvimento de uma coleção de roupas, desde a fase de pesquisa até a elaboração das peças.

Abrange pesquisa bibliográfica, escolha de tema, influências, mercado alvo, pesquisa de tecidos e tendências. O objetivo inicial é a definição da coleção em todos os seus aspectos, e, a partir deles, o desenvolvimento das peças de roupa da coleção, desde seu desenho até sua confecção.

A fim de começar o desenvolvimento da coleção, a primeira parte foi uma pesquisa para saber o que é uma coleção, quais são os parâmetros que a definem e que devem ser pensados, e por fim quais são os aspectos que fazem parte do processo.

O que é uma coleção? Um coleção é uma série de produtos criada e fabricada para venda a lojistas ou diretamente a clientes. Essa série pode ser influenciada por um tema, uma referência do design ou uma tendência, refletindo influências culturais e sociais, e normalmente desenvolvida para uma temporada ou ocasião especial.

O desenvolvimento da coleção: O desenvolvimento de uma coleção depende de várias etapas. Qualquer coleção de sucesso ou financeiramente viável depende de pesquisa, planejamento e investigação. Estilistas, fabricantes e lojistas bem-sucedidos conhecem profundamente as necessidades de seus clientes, e sabem seu posicionamento em um mercado competitivo. Há também outros aspectos que devem ser levados em conta além da criação e efetivação de uma coleção: o corte, a construção e o preço final devem ser viáveis; deve existir uma base de clientes; a produção deve ser entregue às lojas no momento certo. O processo deve começar com a pesquisa de mercado. A partir dela, analisa-se a dinâmica da compra e venda, que é essencial para a previsão da quantidade de tecido que será necessária para a produção dos pedidos e a possibilidade de haver novos pedidos durante a temporada. A identificação e definição dos consumidores alvo podem ser feitas por meio de informações de venda e marketing. A partir de imagens e desenhos em painéis de inspiração ou conceituais, o estilista começa a trabalhar. A escolha de tecidos é fundamental no processo de criação. As tendências são uma fonte constante de estímulo, e o conhecimento delas é visto como um elemento fundamental.

A partir desta análise, pude isolar os principais parâmetros do desenvolvimento de uma coleção. O trabalho desenvolvido para este TFG não busca ser comerciável, portanto os parâmetros pesquisa de mercado e definição da quantidade de tecido não são pontos relevantes para este trabalho.

Identificação e definição dos consumidores alvo: O público alvo escolhido é mulheres jovens, com idade entre 18 e 25 anos, pertencentes à classe média e média alta.

Influências: As influências são minimalistas, trabalham com silhuetas clean e seguem a máxima “menos é mais”. São principalmente Chanel, Jil Sanders e Stella McCartney.

Tendências: A estação escolhida para esta coleção é a primavera/verão 2013/2014. As tendências são muitas e variadas.

Painéis de inspiração: A moda anda de mãos dadas com todas outras artes, e as artes plásticas principalmente. Ao pesquisar coleções interessantes, deparei com várias inspiradas em artistas plásticos que me interessaram muito, e minha idéia inicial foi trabalhar com algum artista. A idéia inicial era Van Gogh, mas eu não tinha os meios para fazer o trabalho que gostaria com esse artista. Busquei outras inspirações e escolhi o filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki, lançado em 2001. Selecionei 6 elementos marcantes do filme que serviram de inspiração para a coleção: a Casa de Banhos, o Dragão Haku, o personagem Sem-Rosto, os Susuwatari, os elementos vermelhos presentes no filme, e os Elementos Voadores de Papel.

Paleta de cores: A partir destes elementos, foi possível montar uma paleta de cores básica, com oito cores: preto, branco, perolado, vermelho, marrom, verde, roxo e azul.

Tipo e número de peças: Como a coleção é para a primavera/ verão e para mulheres, uma coleção de vestidos é lógica. Inicialmente a ideia era de 15 peças, mas após pesquisas e consideração do tempo disponível, esse número diminuiu para seis peças.

Escolha de tecidos: A ideia inicial era que os tecidos fossem escolhidos no TFG II, após o desenho das peças. No entanto, não é possível desenhar as peças sem ter conhecimento algum dos tecidos, por isso houve uma pesquisa prévia de tecidos e tipos. A opção escolhida foram tecidos estruturados, que pudessem ter forma definida e não fossem esvoaçantes, como Brim e Oxford. Para os detalhes, caracterizados pela cor pérola, poderia ser utilizado um tecido mais leve, como seda ou cetim.

A partir desses elementos e das características das roupas usadas pelos personagens no filme, determinei 3 silhuetas básicas para a coleção, que depois evoluíram para a coleção final. Para executar cada peça, fiz a modelagem de cada vestido, costurei-os e apliquei os detalhes que caracterizaram cada uma das peças.

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