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secao 4!

1 < alvenaria ≤ ∞

PRISCILA MENEGASSO

MÁRIO HENRIQUE D'AGOSTINO

Como era de se esperar, o trabalho passou por algumas mudanças estruturais, e a primeira delas se deu logo no começo, quando da escolha do tema. Esboçando o objeto de estudo – então, a questão da influência dos meios de representação da arquitetura no ato projetual – imaginava-se desenvolver um projeto de edifício com o qual se exercitaria essa análise, e, por nutrir interesse pessoal pela técnica da alvenaria, levantou-se a possibilidade de que o projeto a incorporasse. Curiosamente, esse propósito foi recebido pelo professor de projeto com certa relutância devido a uma noção bastante arraigada na nossa escola de que se trata de uma técnica ultrapassada, de elevado custo, mão-de-obra extremamente artesanal, etc. Foi neste momento que percebi que me faltavam contra-argumentos, apesar de intuitivamente não concordar com o que estava sendo colocado.

A partir deste ponto me vi bastante intrigada com a situação, de maneira que esta questão em específico acabou por se tornar o foco dos estudos, e, graças ao apoio de meu orientador, optei pela mudança do tema, a fim de que o trabalho consistisse em desenvolver uma pesquisa sobre os aspectos histórico e técnico-construtivo acerca da alvenaria, construindo um embasamento que sustentasse a elaboração de um projeto. Intensionava-se também, com a pesquisa, investigar uma hipótese que justificasse a escassa utilização da técnica em nosso contexto geográfico e cultural.

Insistiu-se por bastante tempo em manter o projeto devido à crença na necessidade de um exercício prático, entretanto, ao passo que a pesquisa foi tomando forma, tornou-se evidente a estreita relação entre a técnica construtiva e o canteiro de obras, o que é ponto comum na atuação de parte considerável dos arquitetos aqui estudados. A ideia de que seria importante uma experiência prática prevalecia enquanto não se mostrava mais interessante a elaboração de um projeto de edifício, já que seria antes um estudo abstrato com tantas outras variáveis, que poderia desvirtuar a proposta. Deliberou-se, então, como exercício prático a construção de uma abóbada núbia no Canteiro Experimental “Antonio Domingos Battaglia”, visando um contato com a alvenaria em sua materialidade, contribuindo, assim, para as reflexões de uma maneira que julgamos mais coerente.

O trabalho se estrutura em três partes que organizam o conteúdo de acordo com sua abordagem ao tema, sendo a Parte I – Histórico-teórica, a Parte II – Tecnico-Construtiva e a Parte III – Prático-experimental. Na Parte I, a partir de uma análise de acontecimentos sequenciais desde as origens da técnica até situações com que lidamos atualmente, buscou-se elucidar características do contexto temporal e geográfico em que vivemos, bem como, evidenciar as diversas formas e tipologias com que pode ser empregado o método construtivo. Como um adendo, nesta parte também se insere uma síntese gráfica de seu conteúdo configurando uma linha do tempo. Por fim, seu fechamento se dá com um breve ensaio sobre “Moralidade”, no qual são levantadas algumas questões sobre a verdade material, ideia bastante presente na discussão histórico-teórica.

Devido ao caráter imprescindível de um domínio técnico do material como definidor da qualidade da atuação, a Parte II se apresenta à maneira de um manual, em que foram reunidos os conhecimentos coletados acerca das características físicas do tijolo e das soluções empregas em cada parte da edificação, ou seja, pisos, paredes, aberturas e coberturas. Já a Parte III se configura como um relato da experiência desenvolvida no canteiro, suas complicações e implicações, e como isso influiu na visão que se tem, hoje, do trabalho.

A postura investigativa e analítica que se procurou ter no desenvolvimento deste Trabalho Final de Graduação se mostrou extremamente importante para o amadurecimento da postura diante das intenções do trabalho, pois se em um primeiro momento a escolha do tema a ser estudado recaía sobre um interesse pessoal pela técnica tradicional da alvenaria de tijolos, possivelmente estimulado por minha trajetória acadêmica relacionada a questões de conservação e restauro -, somado à falta de conhecimento específico de suas características, no segundo momento a confirmação das grandes qualidades que esse método construtivo possui, bem como uma compreensão melhor da suas motivações e desmotivações aumentaram ainda mais o interesse pelo assunto.

Foge ao escopo do trabalho investigar as razões da hegemonia da utilização do concreto armado como material na construção civil em São Paulo, apesar de constituir um dado, valendo ressaltar, contudo, que esse fato não conforma um entrave para que iniciativas individuais sejam responsáveis pela investigação e aplicação de outros meios construtivos, como a alvenaria de tijolos de adobe ou cerâmicos. O objetivo do presente trabalho se insere nessa outra frente, buscando perceber, através da pesquisa histórica e técnico-construtiva, os potenciais e viabilidades de seu emprego na atualidade.

Reconhecendo-se a necessidade da manutenção dessa ciência a fim de que não se perca com a utilização cada vez mais recorrente da alta tecnologia na construção, é consecutiva também da elaboração do trabalho a consciência de que o domínio da técnica depende igualmente da instrução prática de sua construção, não por mero fetichismo, e sim pela significativa concentração de conhecimento sobre a história da humanidade que o material e sua utilização preservam, contribuindo, assim, para uma compreensão melhor embasada quando fitarmos o tempo presente e nos projetarmos ao futuro.

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