logofau
logocatfg
secao 4!

Estudo de Sistemas Construtivos na Concepção Projetual

Renato Antonio Soares Costa

Antonio Gil da Silva Andrade

Este trabalho tem como objetivo compreender a importância do conhecimento de tecnologias e de técnicas construtivas para o arquiteto no processo de criação e desenvolvimento do projeto.

"O processo de concepção experimenta o atrito provocado pelas lógicas do estritamente formal, da técnica e da função, entre outras. Essa fricção não deve ser entendida como um obstáculo, mas como a condição da possibilidade da forma que, à medida que a delimita, estimula sua síntese. Definitivamente minha objeção ao usa da 'ideia' se deve, por um lado, ao fato de alienar o projeto arquitetônico a favor de um ato de vontade pessoal e, por outro, ao que há nele de congelamento de um processo essencialmente dinâmico, ao reduzi-lo a uma comprovação obstinada da validade de um apriorismo comumente arbitrário" (PIÑON, Hélio. Ideias e Formas, 2010. p.30)

"A concepção constitui um ato sintético que gera formas genuínas e consistentes através de juízos que, embora subjetivos, procuram ser universais. A 'ideia' busca conferir legalidade à obra pelo simples fato de enunciar um desejo pessoal de quem projeta, quando, na realidade, não há outro critério de forma senão aquele derivado da ordem que estrutura o objeto. [...] Nem todos estão dispostos a trabalhar com critérios que, tendo sentido durante o processo, não podem ser verificados até o final; por isso recorrem à 'ideia' para evitar sobressaltos e saber em que se apoiar a cada momento. Isso, no entanto, não é projetar, mas desenhar subordinando-se a um capricho." (PIÑON, Hélio. Ideias e Formas, 2010. p.29)

A partir da aproximação com esses pensamentos, decidiu-se por fazer uma análise de edifícios que se alinham à evolução tecnológica e lógica de produção que surgem em decorrência do movimento moderno para que se possa a partir de seus estudos reunir critérios abordados nas obras que orientem na criação e desenvolvimento de um projeto.

SOBRE O PROJETO:

A decisão por desenvolver um edifício administrativo para proposta projetual se deu a partir da intenção de projetar um edifício que tivesse as soluções técnicas e construtivas evidentes. Isso seria possível em outros projetos de diferentes portes e usos, porém desde o início deste estudo, que está baseado na teoria do Professor Hélio Piñon (ETSAB-UPC), viu-se nos edifícios administrativos, de grande porte, a presença da evolução da indústria da construção, e da necessidade de domínio e conhecimento das tecnologias e técnicas dos diferentes sistemas construtivos que compõem o edifício e seus aspectos de viabilidade física e econômica.

Foi escolhido para desenvolvimento do projeto o Largo da Batata no bairro de Pinheiros, pois trata-se de um local de importância na região onde existe um grande corredor de torres comerciais conformado pela Av. Brigadeiro Faria Lima.

Por razão de sua centralidade e da potencialidade de uso comercial nesta área que conta com a presença de transporte público e infraestrutura consolidada, decidiu-se por se fazer um edifício de uso comercial que possua integração com o transporte público e promova um adensamento de uso acima do que existe na região. O projeto se apresenta como discussão teórica da possibilidade de adensamento real da cidade para utilização da infraestrutura em muitos casos subutilizada.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo