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secao 4!

TRIDIMENSIONALIZAR COMPOSIÇÕES GEOMÉTRICAS BIDIMENSIONAIS

ADRIANA CHAVES FREITAS

CLICE DE TOLEDO MAZZILLI

Na FAU USP, a ausência de pré-definições para a proposta de trabalho final de graduação permite que o aluno se expresse dentre qualquer uma das áreas que foram introduzidas durante o curso. As consequências dessas infindas possibilidades fez com que o trabalho desenvolvido sofresse modificações significativas de direcionamento, quando comparado à ideia inicial – projetar uma estrutura itinerante.

Primeiramente, limitou-se a definição de uma linguagem através de um grupo de referências, relevando características interessantes que poderiam ser incorporadas ao projeto. Dentre elas, destacam-se o Pavilhão Viajante de Renzo Piano, a Serpentine Gallery de Zaha Hadid e a Capela de Medição de Vesa Oiva. Listaram-se, então, três pontos como balisadores para o desenvolvimento da ideia: uma estrutura simples, composta por pequena variedade de módulos e com uma função flexível.

O desenrolar do projeto ocorreu através de experimentações de ideias que, conforme seus resultados eram obtidos, guiaram o encaminhamento do trabalho. O produto final foi construído através dessa liberdade de criação que o decorrer do processo permitiu.

De início, optou-se por um estudo de experimentação, focado nas três formas geométricas básicas: o quadrado, o triângulo e o círculo. Para isto, foram feitas composições planificadas com estes elementos. A primeira proposta tratou da elaboração de duas malhas de recorte (triangular e circular), com o objetivo de analisar o comportamento do plano através de cortes e vincos. Deste estudo, pontos relacionados à construção e à estruturação de malhas geométricas surgiram, dentre eles o mais relevante foi a visualização das possibilidades que os retalhos gerados no recorte apresentavam como composição. Neste ponto, o trabalho mudou seu foco e seguiu o rumo das composições geométricas, relacionando o desenho bidimensional a uma possível forma tridimensional.

Definiu-se assim um processo para desenvolvimento da ideia. Primeiramente foram estabelecidas as formas-base para execução dos estudos planificados (bidimensionais). Optou-se por trabalhar o quadrado juntamente ao triângulo, pela possibilidade de unir essas duas formas e, ainda assim, manter a essência visual de ambas. O estudo da circunferência foi feito paralelamente, já que além desta destoar completamente da ideia de linha reta proporcionada pelas outras duas formas, era desejável trabalhar com a inexistência dos lados e nas possibilidades que esse fator geraria. As duas propostas, apesar de distintas, seguiram etapas semelhantes na sua concepção. Através da repetição ou divisão da forma inicial foram criadas as chamadas “malhas-base”.

No segundo momento, definiu-se como objetivo desprender a malha da sua forma inicial. Para isso, foram inseridos preenchimentos nestas bases. Dois tons de cinza foram incluídos para que houvesse um contraste que permitisse uma diferenciação planimétrica, mesmo que no imaginário. Diversas possibidades de inserção de cor foram testadas, experimentando as sensações que eram criadas, ainda que fosse de uma maneira pessoal e abstrata.

Para que os desenhos fossem ressaltados e a ideia de desprendimento do formato inicial fosse reforçado, no terceiro momento a malha-base foi retirada, resultando em desenhos compostos apenas ou, em sua maior parte, por preenchimento. Estes foram chamados de "composições geométricas bidimensionais".

Após a construção destas composições, o desejo de transpor as ideias tridimensionais para o plano real foi uma consequência natural. Novas referências surgiram durante este processo, sendo estas fundamentais para direcionar os experimentos seguintes. Destacam-se escultores como Amilcar de Castro e Lygia Clark.

A partir das malhas geométricas criadas e para preservar a ideia de que uma única malha poderia apresentar infinitas possibilidades de construção e, consequentemente, de compreensão bi ou tri-dimensional, optou-se por criar objetos interativos.

O objetivo de tornar palpável e sintetizar os pensamentos desenvolvidos se concretizou através de dois modelos, cada um baseado em uma malha-base da proposta bidimendional inicial. Porém, a ambição era que estes representassem apenas uma das infinitas possibilidade que poderiam ter sido criadas.

Para criação do primeiro modelo, inspirado no elemento base da malha-triangular, foi criado um molde de silicone para reprodução dos elementos em resina. Foi criado um conjunto composto por oito cubos divididos na diagonal, religada por uma dobradiça. Além disso, cada bloco recebeu quatro imãs, para possibilitar ligações entre os elementos.

O segundo protótipo teve como base uma das malhas circulares bidimensionais criadas e foi executado em acrílico. Estas peças foram recortadas na máquina de corte à laser para que houvesse uma maior precisão e garantisse o melhor encaixe com o eixo central do modelo.

A intenção final era a de que o trabalho não se limitasse apenas à visão da autora, mas que através das composições bi e tri-dimensionais propostas, outras interpretações pudessem ser criadas e agregadas à linha de pensamento desenvolvida.

A liberdade de criação foi o fator que levou a construção de toda a ideia, mas também foi a responsável por tornar o processo mais difícil por conta da imprevisibilidade do resultado.

O trabalho deve ser compreendido como o início de um pensamento desenvolvido experimentalmente. De toda forma, o resultado obtido com os dois modelos corresponde ao que era de intenção executar: tridimensionalizar composições geométricas bidimensionais.

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