logofau
logocatfg
secao 4!

História e Memória

Restauro e requalificação da sede da Companhia Paulista na cidade de Bebedouro

Camila de Almeida Rodrigues

Andrea Buchidid Loewen

Tema

O presente trabalho final de graduação aborda o restauro e requalificação da antiga sede administrativa da Companhia Paulista Ferroviária na cidade de Bebedouro, SP. A edificação faz parte do complexo ferroviário da cidade, composto pela estação ferroviária, linhas férreas, galpões de armazenamento, residenciais de trabalhadores e horto florestal.

A antiga sede fez parte do processo da introdução e do advento da ferrovia na região e representa, assim como todo o complexo ao qual pertence, parte do legado da arquitetura industrial ferroviária do estado de São Paulo. Além disso, reflete em sua história, tanto no âmbito municipal quanto no regional e nacional, dois importantes ciclos econômicos relacionados com as monoculturas do café e da laranja.

Desabilitada há mais de 40 anos, já esteve vinculada ao principal eixo comercial da cidade, que conectava a região central à estação ferroviária, esta responsável na época pelo transporte de pessoas e pelo escoamento da produção de café e mercadorias da região. Contudo, seu estado de degradação simboliza a situação do patrimônio histórico de Bebedouro, demonstrando a falta de iniciativa pública no sentido de resguardar a história e a identidade da cidade e preservar a memória coletiva da população.

Portanto, por toda sua importância brevemente destacada, a iniciativa do projeto pretende discutir a preservação do objeto em questão e espera que essa possa servir de exemplo para que outros bens culturais do município possam também ser restaurados e qualificados.

Proposta

O projeto de restauração do edifício pretende, primordialmente, recuperar e preservar a integridade da edificação original. Isto porque a forma e os fluxos originais do edifício são características que agregam autenticidade ao bem cultural, mesmo que lhe seja atribuído um novo uso, e também são capazes de recuperar significâncias que fortalecem a manutenção de seus valores históricos.

No caso em questão, tratando-se de um edifício desprovido de elementos artísticos mais detalhados, tanto no seu exterior como no seu interior, a busca pelo espaço original torna-se a máxima que conduz o projeto. Essa premissa de originalidade evita a usurpação do legado do edifício que ocorre através de ações que possam descaracterizar o imóvel, como tem ocorrido em outros casos com edifícios que fazem parte do patrimônio histórico industrial ferroviário da região.

Em consonância com o pressuposto de originalidade, ações que possam interferir na forma original do patrimônio (como as alterações necessárias para adequação aos quesitos de acessibilidade) devem ser diferenciadas e evidenciadas ao público. Essa distinção entre os elementos originais e aqueles acrescidos posteriormente não precisa, contudo, ser necessariamente realizada de maneira contrastante, pois o excesso de contraste pode condenar a estrutura original a ser mera figurante, invertendo, dessa forma, a lógica da restauração.

No caso em estudo, devido à inexistência de arquivos com as informações das plantas, cortes ou elevações originais, foi necessária a realização de levantamentos no local e pesquisas, principalmente de imagens, que pudessem contribuir para a rememoração dos acontecimentos envolvendo o edifício. Essa pesquisa iconográfica rendeu fotos capazes de mostrar a evolução de algumas das alterações executadas na antiga sede, porém, apenas as informações que puderam ser comprovadas através da documentação existente foram propostas.

Para o estudo realizado, considerou-se original o edifício existente até a década de 50, quando ainda se observava todo o padrão de estética e qualidade associados à imagem de sofisticação e elegância promovida pela Companhia Paulista. Ademais, apenas uma alteração fora notada através do levantamento fotográfico: a instalação de duas marquises metálicas nas entradas existentes. Após esse período, sob a posse da FEPASA, as intervenções executadas ficaram marcadas pela falta de sensibilidade na introdução dos novos elementos, visivelmente notados como corpos estranhos e descaracterizantes do volume original.

Devido à falta de informações que pudessem auxiliar na determinação dos elementos estruturais e do detalhamento de cobertura, e à impossibilidade de serem executadas prospecções, foram consideradas como base outras edificações pertencentes ao conjunto de obras da Companhia Paulista na região. Empresas ferroviárias possuíam padrões construtivos frequentemente reproduzidos em outras instalações, adicionadas somente adequações às peculiaridades de cada projeto. A análise comparativa entre instalações de uma mesma companhia ferroviária é capaz, portanto, de contornar a insuficiência de documentação e informação.

Além disso, a intenção do projeto é propor a transferência da biblioteca e do acervo do arquivo municipal para a antiga sede administrativa. Justifica-se essa mudança pelo fato de que a biblioteca municipal, hoje localizada em um galpão no centro da cidade, não possui a infraestrutura necessária. Atualmente, os espaços de estudos, encontros e exposições e as áreas administrativas estão em condições precárias e não existe nenhum tipo de climatização para conservação dos livros.

O acervo do arquivo público, por sua vez, está localizado atualmente dentro da Câmara Municipal. Ele possui uma vasta documentação das primeiras sessões de câmara da cidade mas, devido à sua localização, dificilmente é acessado pela população. Visando complementar essas funções, também fazem parte da proposta oficinas e salas de informática, exposição e reuniões.

FICHA TÉCNICA

TEMA DO PROJETO: Edificações – História e Teoria
LOCALIZAÇÃO: Cidade de Bebedouro, São Paulo – Rua Vicente Paschoal, 68
EDIFICAÇÃO: Antiga Sede administrativa da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
DATA DO PROJETO: 1910
AUTOR(ES): desconhecido
MATERIALIDADE: Alvenaria, madeira, vidro e ferro

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo