logofau
logocatfg
secao 4!

Um estudo de Biomimética para os Percursos de Campinas

Juliana Corrêia Camargo

Paulo Eduardo Fonseca de Campos

A cidade de campinas é uma metrópole urbana, um espaço de fluxos de pessoas, de mercadorias, de capital e principalmente de idéias, como todas as grandes cidades Brasileiras. Uma cidade que tem seu início após o desenvolvimento da cidade de Jundiaí, e é resultado dos deslocamentos de bandeirantes que se direcionavam para as regiões dos atuais estados do Mato Grosso e Goiás em busca de riquezas e novos começos. Podemos então dizer que o percurso está presente desde o inicio da formação da cidade, sendo um dos condicionantes da sua existência.

A cidade de Campinas se desenvolve geograficamente muito próxima à capital de São Paulo, um dos principais pólos financeiros, industriais e tecnológicos do Brasil. Essa proximidade proporciona certa influência cultural, porém também resulta em certa acomodação com relação à produção arquitetônica no município propriamente dito.

Este trabalho busca dessa maneira, produzir um edifício multifuncional no espaço do atual Terminal Urbano Central de Ônibus da cidade de Campinas, um importante espaço para a história e desenvolvimento da cidade e que hoje se encontra em um estado de abandono e subutilização, apresenta precariedade estrutural com diversos pontos de infiltração além de funcionar como um obstáculo físico para ciclistas e pedestres que utilizam o espaço como trajeto cotidiano.

Este trabalho procura estudar o processo de desenvolvimento de projeto, por meio da aplicação do Biomimetismo para resolver o espaço. O processo consiste em observar processos naturais da biologia como dos organismos vivos para gerar uma arquitetura orgânica mais adequada à utilização dos espaços da cidade.

Esse processo será estudado por meios digitais, pois permitem melhor visualização da proposta do estudo de caso, por experimentações 3 d virtuais e físicas, com execução por impressoras CNC, além de simulações e vídeos.

Nota-se uma crescente relação de conectividade e simultaneidade no processo de desenvolvimento do produto PDP, pelo desenvolvimento de novas ferramentas e novos métodos de trabalho, proporcionados pelo alto desenvolvimento e democratização de tecnologias de ponta nos campos da informática, sistemas de informação e produção industrial, por isso, este trabalho se propõe a estudar as novas tendências do processo de desenvolvimento de projeto, que atuam em nossa sociedade em rápida transformação.

O desenho e a fabricação digitais, CAD/CAE/CAM computer-aided-design/ engineer/manufacturing, têm sua origem com o desenvolvimento da linguagem de controle numérico padronizado ou algoritmo, nas indústrias a partir de 1960, mas a utilização dessas tecnologias tornou-se crescente apenas a partir da década de 1990, com a evolução dos softwares que permitiram grande simplificação nos processos de programação, tornando-os acessíveis a públicos cada vez maiores e mais diversos.

Para melhor compreender a evolução do uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, o trabalho propõe-se a estudar a aplicação dos conceitos da biomimética em um projeto de fluxos em um nó urbano na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

O trabalho consiste em um primeiro momento analisar os fluxos do local, através do suporte vídeo, com o desenvolvimento do Projeto com o uso do software de desenho virtual Setup e Rhinoceros 5.0, para definir o projeto para o nó urbano do atual terminal central de ônibus da cidade de Campinas.

A possibilidade de realizar simulações e experimentações corresponde a um aspecto decisivo no projeto arquitetônico e estabelecem um panorama de evolução do uso de tecnologias digitais no processo de desenvolvimento de produto PDP em arquitetura.

Como objetivo específico esse trabalho pretende estudar a criação de uma identidade de forma por meio do estudo da Biomimética para resolver os fluxos de pedestres e ciclistas para a transposição do nó urbano em questão.

A opção em desenvolver um estudo de Biomimetismo vêm com a possibilidade de testar os limites computacionais dos softwares escolhidos, o que contribuirá para a flexibilização do ferramental de trabalho da estudante.

Em um segundo plano por ser um trabalho de pesquisa pessoal, com relação ao fluxo de pedestres e ciclistas em um nó urbano considerado caótico na cidade, a possibilidade de estudar uma proposta que resolva os atuais problemas da região é muito importante para a autora do projeto, por ser um ciclo ativista que utiliza os trajetos do local de implantação para deslocamentos semanais e que tem conhecimento dos problemas ali enfrentados.

Primeiramente é preciso esclarecer o caráter dual desse Trabalho Final de Graduação, pois se integram características de uma investigação histórica com as características de uma pesquisa projetual por meios digitais.

Desta maneira, estudam-se as analogias Biológicas, levando em conta sua função ou aplicabilidade em contextos de intervenção arquitetônica. O estudo da Biomimética com a delimitação de uma gramática da forma para esse projeto e da arquitetura generativa foram tomados como definidores das características formais, assim como o estudo dos fluxos por meio de simulações e experimentações físicas e virtuais, foram definidoras de vetores de circulação e interação do projeto.

O trabalho tem início com um texto explicativo da Tecnologia do Projeto Digital, depois uma densa pesquisa histórica, na parte de estudo projetual, é feito estudos de fluxos da região e analisado as “portas” de circulação por meio de croquis, esquemas, análise por fotos e vídeos gravados em diversos dias e por meios de circulação diferentes, para depois construir modelo virtual da proposta, para melhor visualização da aplicabilidade do projeto.

O produto final deste trabalho é justamente o caderno de apresentação desse processo metodológico.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo