logofau
logocatfg
secao 4!

VAREJO URBANO:

TEORIAS E ANALISES SOBRE SUAS LOCALIZAÇÕES

MARCELO BERALDO KURASHIMA

EDUARDO A. C. NOBRE

O trabalho aborda a relação entre o varejo e o planejamento urbano. O primeiro capítulo traceja uma aproximação às técnicas empregadas na seleção de sítios para a atividade varejista. Nele estão compiladas as ferramentas mais citadas e utilizadas para o estudo das localizações comerciais. São abordadas:

• Teorias interurbanas e intraurbanas;
• Métodos de análise do comportamento do consumidor;
• Métodos matemáticos de projeção de volume de negócios.

O segundo capítulo inicia o estudo de caso, mostra o panorama geral do varejo no Plano Piloto de Brasília. Com pouco mais de meio século de vida, o Plano Piloto exibe algumas características diferentes das imaginadas e projetadas por Lucio Costa.

O terceiro capítulo é uma leitura do Setor de Diversões Sul, o CONIC. Este conjunto de edifícios está localizado em um dos pontos mais movimentados do Plano Piloto, porém são poucos os cidadãos que se apropriam dos seus espaços.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo