logofau
logocatfg
secao 4!

Praça de hospedagem e gastronomia

Marina Yumi Ioshii

Helena Ayoub Silva

O desejo inicial para este Trabalho Final de Graduação foi o desenvolvimento do projeto de um edifício com uma ampla praça, que incentivasse o encontro de pessoas e a troca de experiência entre elas, gerando um impacto positivo em seu entorno e contribuindo para a dinâmica da cidade.

O projeto deveria, deste modo, possuir um uso que permitisse a constante interação entre seus usuários e o uso ativo de seus espaços. O turismo, por ser uma atividade que incentiva o descobrimento de novos locais e de troca de experiências entre as pessoas, foi escolhido como tema para este trabalho.

Um edifício voltado à infraestrutura do turismo tem a capacidade de contribuir positivamente com o seu entorno e com a dinâmica da cidade em geral, especialmente se mais de um uso for associado a ele. Por este motivo o projeto proposto combina um espaço de hospedagem e uma praça gastronômica. A gastronomia possui um grande poder para reunir as pessoas e a combinação deste uso potencializa a vitalidade do empreendimento e a criação de uma praça em benefício à cidade.

O projeto buscará atender não somente aos visitantes vindos de fora, mas a todos os moradores que convivem na cidade, ao propiciar novas descobertas gastronômicas e espaços de encontro. Além disso irá oferecer hospedagem acessível àqueles que a necessitem por qualquer razão, sejam visitantes ou moradores. Em uma cidade do porte de São Paulo, com a infraestrutura de transporte que possui, não são incomuns situações nas quais o morador necessita de uma alternativa prática e econômica de hospedagem na própria cidade.

Inspirado na filosofia da comida de rua, o centro gastronômico consistirá em uma grande praça de convivência, onde chefs e cozinheiros iniciantes terão a oportunidade de oferecer seus produtos em um espaço adequado com infraestrutura de qualidade à disposição. Configurando-se uma alternativa mais viável, em termos financeiros e burocráticos, e de grande alcance popular, o projeto proposto oferecerá não somente o espaço para a venda e produção destes produtos, mas também um local agradável de qualidade para o seu consumo, criando espaços de convívio e estar.

As decisões iniciais essenciais para a implantação de uma hospedagem referem-se principalmente ao segmento de mercado em que se pretende atuar e à localização do empreendimento. Para responder ambas as questões é fundamental um conhecimento mínimo de mercado, tanto da demanda quanto da oferta existente, analisando as tendências, características e tamanhos das estruturas existentes e de que maneira elas atendem a esta demanda.

O estudo realizado apontou para uma deficiência no mercado de hospedagens econômicas. O projeto buscará atender a esta demanda reprimida na cidade por hospedagens de baixo custo com qualidade, oferecendo dormitórios coletivos e dormitórios privativos para utilização por curtos [hotel] ou longos períodos de tempo [residências temporárias].

A localização é fundamental para o sucesso de um empreendimento hoteleiro. A escolha de um local, depende de fatores que variam de acordo com o tipo de hotel a ser implantado. Para um hotel de caráter econômico e um hostel, os fatores estão relacionados principalmente com a facilidade de acesso e locomoção, presença de infraestrutura, atividades existentes no entorno e proximidade de pontos de turismo, de lazer e de entretenimento.

Do mesmo modo, a localização é fundamental para o funcionamento da praça gastronômica, pois a quantidade e rotatividade de frequentadores deste tipo de atividade deve ser elevado para compensar os baixos valores dos produtos ofertados. A localização ideal deve garantir um alto fluxo e variedade de pessoas, que garantam pessoas circulando em diferentes horários do dia.

O projeto propõe a criação de um novo edifício na região central da cidade. Devido aos altos valores dos terrenos centrais, o empreendimento deverá ser de maior porte para gerar economia de escala. Entretanto, a dimensão do empreendimento deverá ser tal que os custos de operação sejam baixos e que a oferta de leitos condiga com a demanda real existente no mercado. O projeto deverá otimizar a utilização das áreas, para aumentar o seu aproveitamento, sem comprometer a qualidade e eficiência dos espaço, e diversificar as suas receitas.

O embasamento do projeto foi dividido em três pavimentos: os dois superiores foram destinados à praça gastronômica e suas áreas técnicas de uso pœblico, como sanitários, e o pavimento inferior foi destinado ao acesso à hospedagem e suas áreas técnicas. Neste pavimento situa-se também as áreas técnicas e de apoio à praça gastronômica de acesso restrito. As duas áreas técnicas, da praça e da hospedagem, possuem acessos independentes.

Uma grande escadaria, que também serve como espaço de estar e convívio, conecta os três pavimentos e cria uma ligação entre as ruas Vergueiro e Apeninos. Essa escadaria pode ser interpretada como uma continuação de uma escadaria existente logo á frente do terreno, na rua Apeninos e que conecta a parte alta à parte baixa do bairro. Criando uma conexão direta das áreas mais baixas à rua Vergueiro e sua infraestrutura, como o metrô.

A área de hospedagem foi dividida em blocos: o bloco dos dormitórios coletivos, o bloco dos espaços de uso compartilhado [sanitários e cozinha] e o bloco dos dormitórios privativos. Todos eles são atendidos por uma torre de circulação vertical, com elevadores e escada de emergência.

O bloco dos dormitórios coletivos e dos sanitários é conectado por passarelas. Essa separação isola as áreas de repouso das áreas compartilhadas e de convívio, para maior conforto dos hóspedes. No œltimo pavimento do bloco de sanitários encontra-se a cozinha coletiva e através dela é possível acessar o terraço, localizado sobre a cobertura do bloco de dormitórios coletivos. Tanto o terraço quanto a cozinha são de uso coletivo e compartilhado de todos os hospedes da hospedagem. Nele existem áreas de convívio com mesas, cadeiras de descanso, uma churrasqueira descoberta, uma horta coletiva e um grande gramado. Acima dos dois blocos se encontra o bloco dos dormitórios privativos.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo