logofau
logocatfg
secao 4!

Conheça a Avenida Paulista

Mayara Sayuri Nozawa

Myrna de Arruda Nascimento

São Paulo em seu caos diário, sua pressa, nos atinge com a inquietação do excesso de pessoas, informações, veículos, edifícios. O dinamismo corriqueiro pode encobrir detalhes que trazem suavidade, admiração e que contam a história e explicam a formação dessa cidade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo me despertou certa inquietação em relação ao ambiente urbano de São Paulo. Através de conceitos de deriva1 passei a desenvolver mapas das minhas percepções, e aprendi a admirar os detalhes dos edifícios e a perceber as entrelinhas da vivência urbana.

Este trabalho partiu dessas experiências. A Avenida Paulista foi o local escolhido por sua trajetória revelar edifícios que contam não apenas a sua história, mas também, de toda a cidade de São Paulo.

Pensando na navegação desejada para o trabalho e na facilidade de acesso, foi desenvolvido um website, utilizando a linguagem HTML, CSS e JavaScript. Toda a parte de programação necessária para este desenvolvimento foi executada pelo estudante de Ciência da Computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Leonardo Tadashi Nozawa. As fotografias e vídeos foram captados pelas lentes da minha câmera.

No site “Conheça a Avenida Paulista”, o usuário pode andar pela Avenida, descobrindo que, além da linearidade e do conceito de centro financeiro, existe uma experiência muito rica: do olhar não-alienado, da atenção aos detalhes, de uma caminhada intuitiva.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Inicialmente foram feitos exercícios de deriva, durante o dia e a noite, em todos os dias da semana, realizando um levantamento fotográfico que refletisse as percepções dos diversos elementos observados na Avenida Paulista. Além de contemplar os detalhes dos edifícios, durante esse processo, procurou-se atentar aos eventos cotidianos, como a presença constante de protestos e a realização de feiras semanais. Nessa primeira etapa, o objetivo era entender o cotidiano da Avenida e me familiarizar com sua rotina. As captações fotográficas estavam mais ligadas ao subjetivo, às minhas próprias percepções.

A câmera fotográfica utilizada foi uma Nikon Coolpix P510 (digital). Seu zoom óptico de 42X permitiu a visualização de pequenos detalhes e de elementos a grande distância (topo de edifícios e elementos de fachadas, por exemplo). Algumas imagens e vídeos foram captados com o celular, quando não dispunha da câmera no momento. A ausência de equipamento profissional é perceptível, pricipalmente, na elaboração dos vídeos, pois como a câmera não tem suporte para o uso de tripé, as filmagens que necessitaram de movimento ou feitas com o zoom óptico ativado, resultaram em vídeos “tremidos”.

Foi, então, feita a catalogação de todo o material, que, juntamente com o estudo histórico da Paulista, resultou na seleção de alguns edifícios e eventos cotidianos:
SHOPPING PÁTIO PAULISTA
MURAL NA PAREDE LATERAL DO EDIFÍCIO RAGI
CASA DAS ROSAS
EDIFÍCIO PARQUE CULTURAL PAULISTA
HOSPITAL SANTA CATARINA
SESC AVENIDA PAULISTA
INSTITUTO ITAÚ CULTURAL
ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES
EDIFÍCIO SANTA CATARINA
INSTITUTO PASTEUR
MURAL NA PAREDE LATERAL DO EDIFÍCIO REGINA
EDIFÍCIO NAÇÕES UNIDAS
CLUB HOMS
EDIFÍCIO SAVOY
EDIFÍCIO TOP CENTER
EDIFÍCIO GAZETA
EDIFÍCIO PAULICÉIA
EDIFÍCIO PAULISTA 1100
SHOPPING CIDADE SÃO PAULO E TORRE MATARAZZO
EDIFÍCIO FIESP/CIESP
MASP
MASP VIVO
PARQUE TENENTE SIQUEIRA CAMPOS (TRIANON)
CONJUNTO BARONESA DE ARARY
PARQUE PREFEITO MÁRIO COVAS
EDIFÍCIO BANCO ITAÚ
CENTER 3
RESIDÊNCIA FRANCO DE MELLO
CONJUNTO NACIONAL
RUA AUGUSTA
EDIFÍCIO SÃO LUÍS GONZAGA
TÚNEL JOSÉ ROBERTO FANGANIELLO MELHEM – COMPLEXO VIÁRIO PAULISTA
EDIFÍCIOS CHIPRE E GIBRALTAR
EVENTOS COTIDIANOS: CICLOFAIXA/ PROTESTOS/ “PRAINHAS”/ ARTISTAS DE RUA/ SKATE/ METRÔ

Em seguida, veio a elaboração de um mapeamento e a criação de um percurso fotográfico que conseguisse abranger todos os edifícios selecionados. Através de várias tentativas e análises, chegou-se à seleção de treze paragens na Avenida que marcariam cada ponto do percurso desejado para o website, chamei-as de fotos base (iniciando-se conforme a numeração dos edifícios - do cruzamento com a Rua 13 de Maio até a Rua da Consolação).

A navegação desejada para o site não era por meio de um mapa, mas sim através dessas fotos, que retratam o percurso da Avenida. Dessa forma, o observador poderia sentir a Paulista como um percurso e não como eventos pontuais.

Mesmo assim, foi necessária a indicação, através do mapa da Avenida, dos pontos de observação de cada foto base, para que o usuário conseguisse entender onde estava cada edifício, parque e rua analisados. Para evitar a navegação pelo mapa, ele foi colocado em uma página separada (e não no menu do lado esquerdo), na tentativa de incentivar a pessoa a passear através das placas de navegação.

Cada edifício, parque e rua analisados, são inseridos sobre sua localização nas fotos bases. Esses eventos são interativos e contém fotografias, vídeos e informações históricas e de arquitetura. Para os episódios cotidianos foi feita uma página separada que, juntamente com a indicação das referências bibliográficas, tem acesso pela página inicial.

Os diversos testes realizados com usuários foram definindo mudanças de layout e configuração do website, chegando ao resultado apresentado nesse trabalho. A navegação pretende ser interativa e intuitiva, para que haja realmente um passeio pela Avenida Paulista e desperte o desejo de conhecer os detalhes das fachadas, refletir sobre o significado de cada edifício no conjunto, vivenciar seu cotidiano, seus sons, sua música, seu ruído. O objetivo era trazer para as pessoas o olhar da arquitetura, da vivência sem pressa, sem pré-conceitos, sem alienação. A internet vem como uma ferramenta imprescindível para a divulgação e facilidade de acesso ao conteúdo apresentado.

O site ainda não está online, mas a pretensão é finalizar esse primeiro projeto colocando-o na rede.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo