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secao 4!

A Liberdade de andar a pé

CAIO LEONARDO RODRIGUES PEREIRA

Luís Antônio Jorge

Este trabalho surgiu da vontade de estudar as dinâmicas dos calçadões do centro de São Paulo, essas notáveis áreas da cidade em que o automóvel dá lugar ao pedestre, principal ator nesse espaço de movimento intenso.

Ainda longe de ser um espaço público ideal, os calçadões do centro apresentam baixíssima quantidade e qualidade de mobiliário urbano, fazendo com que grande parte do público que o frequenta seja de pessoas apenas passando pelo local, de um ponto a outro. Quem quiser sentar, que leve seu próprio banco.

As dinâmicas sociais presentes nos calçadões, aliadas à forte importância que o espaço público teve durante minha graduação na FAU USP, me levaram a pesquisar mais a fundo sobre o que ele é de fato e qual a sua importância para a cidade e para a sociedade, em tempos de aparente crise de representação e de uso das ruas. Ao parar para pensar, o ponto de partida deste trabalho foi mesmo o espaço público, vindo logo em seguida o estudo sobre as áreas pedestrianizadas.

A partir do estudo sobre calçadões do centro de São Paulo surgiu a ideia de projetar uma intervenção também baseada na restrição do automóvel particular em benefício do pedestre. A intenção é criar não apenas uma área meramente proibida para os automóveis, mas uma área de qualidade ambiental para seus usuários, que tenha a capacidade de estimular o uso ativo da área pelos cidadãos, sem limitá-los ao mero deslocamento de um ponto a outro, como ocorre hoje.

Considerei essencial para realizar um bom projeto de intervenção o estudo de outros exemplos de ruas pedestrianizadas e suas características, somando novos parâmetros à pesquisa, e que certamente influenciaram de forma positiva o resultado final do projeto. Constam também no capítulo de estudo das áreas pedestrianizadas algumas análises sobre o rodoviarismo e suas consequências, pois uma delas foi justamente o processo de restrição aos automóveis em centros históricos, quando o carro se tornou um problema maior, originando as áreas voltadas aos pedestres.

Um dos capítulos deste trabalho se refere à busca por um local ideal para o projeto de intervenção. Minha intenção inicial era a de aplicar algumas estratégias utilizadas na pedestrianização de ruas, sem dispor de uma área pré-estabelecida para isso. Para me ajudar nessa minuciosa busca por uma área, reuni uma série de parâmetros que o local deveria apresentar para que o projeto tivesse maiores chances de sucesso, como movimento pré-existente de pedestres e proximidade a eixos de transporte de massa.

O projeto de intervenção foi realizado no bairro da Liberdade, zona central de São Paulo, próximos aos calçadões do Centro Velho. Reforço que a área escolhida serviu principalmente como suporte para demonstração de alternativas para a implantação de ambientes de maior qualidade para pedestres, baseado nas condições existentes do bairro, propícias para a intervenção.

Ao projetar essas intervenções pelo Bairro da Liberdade, tive a intenção de demonstrar algumas maneiras de aproveitar o movimento já existente de pedestres em uma área para aprimorar suas qualidades ambientais e as qualidades do passeio.

Como explicitei neste trabalho em capítulos anteriores, a falta de mobiliário urbano é uma das causas da baixa utilização do espaço público como forma de fruição, por isso proponho a introdução de ampla quantidade de mobiliário na área.

Por meio de pequenas obras de alteração viária, como a expansão das calçadas em direção à rua, consegue-se encurtar a distância para a travessia dos pedestres. Isso pode ser realizado sem afetar a circulação automotiva nessas áreas, por serem geralmente localizadas entre vagas de estacionamento junto às calçadas. Diminuir a travessia de ruas é bastante importante em vias de trânsito intenso automotivo e com forte presença de pedestres, pois com menor quantidade de faixas automotivas, o pedestre tem maior segurança para atravessar a rua.

A implantação da ponte metálica sobre a estação do metrô teve o objetivo de realizar a conexão dos dois lados afastados pela barreira da distância. Ainda que a intervenção não vença distância quilométrica, funciona como indicativo de como pequenas intervenções podem elevar a qualidade do ambiente urbano já construído, favorecendo o pedestre.

A implantação dos mirantes foi mais uma ação com a intenção de aprimorar a experiência dos usuários da área, fornecendo cobertura, iluminação e assentos, fazendo com que os pedestres parem para observar sua cidade, sem objetivos diretos, pela simples contemplação do horizonte, dos automóveis passando ou do movimento das pessoas nas pontes próximas. Isso já ocorre nesses viadutos, sem haver condições ideais de conforto.

Todas as intervenções deste projeto na Liberdade são integradas entre si por meio da pavimentação única, que tem essa capacidade visual e material de causar em seus usuários a identificação do local por meio da onipresença do elemento.

Fornecer melhores condições para o passeio do pedestre pode fazer com que áreas hoje ocupadas em grande parte por carros recebam usuários que utilizem a rua de fato para outras atividades que não apenas a passagem de um ponto a outro.

É urgente na cidade de São Paulo a transferência de parte do espaço destinado ao automóvel particular para o passeio público, uma vez que as ruas já estão construídas e oferecem geralmente calçadas estreitas para os pedestres. Essa é uma das poucas alternativas viáveis, se não a única, para aumentar o espaço das calçadas. Essas intervenções, no entanto, não devem se limitar à transferência de espaço dos motoristas para os pedestres e a pavimentação de calçadas. A rua deve ser interessante e apresentar atrativos para que o pedestre se interesse em passar seu tempo no espaço público comum.

Como indicado neste projeto, são diversas as maneiras de atração de usuários para áreas públicas. É necessário, porém, que a população como um todo, sem distinção, se utilize desses espaços, fazendo com que cada vez mais o pedestre reconquiste seu espaço na cidade, perdido na era do automóvel.

Trabalho disponível em: https://dl.dropboxusercontent.com/u/8138986/caio%20l%20r%20pereira_trabalho%20final_v04_low.pdf e http://issuu.com/caiolrp/docs/caio_l_r_pereira_trabalho_final_v04

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