logofau
logocatfg
secao 4!

O desenho da quadra:

proposta de intervenção no centro de São Paulo

Camila Guerreiro Reis

Fabio Mariz Gonçalves

O centro de São Paulo, apesar de conter atividades econômicas relevantes e grande disponibilidade de infraestrutura, sofreu significativo esvaziamento. Sua imagem hoje difundida é a de um espaço degradado, mal cuidado e poluído, com numerosos edifícios abandonados, outros invadidos e um espaço público transformado em um imenso Shopping Center popular a céu aberto com milhares de pessoas que passam diariamente, fazendo seu caminho para o trabalho ou simplesmente transitando entre os terminais de transporte existentes na região.

Sua ocupação residencial entrou em crise após a década de 1960, quando as intervenções municipais e estaduais na ampliação do sistema viário da cidade assumiram novo patamar. As novas obras, muitas em desnível, passaram a tratar a região central como mero nó de articulação e passagem.

Hoje, os investimentos do poder municipal na melhoria urbana da região central se resumem a programas de zeladoria urbana, à reforma de algumas praças e prédios históricos, à abertura de calçadões, intervenções em edificações públicas, como a reforma do Teatro Municipal, Pinacoteca do Estado, Estação Júlio Prestes, Parque e Estação da Luz, Catedral da Sé, Praça do Patriarca e Centro Cultural Banco do Brasil criando pontos de alta qualidade, mas com poucos desdobramentos sobre o tecido circundante.

“A diversidade é natural às grandes cidades”01. O centro de São Paulo, apesar de suas múltiplas funções e atividades, apresenta baixa densidade populacional (107 hab/ha no distrito da Sé e 228 hab/ha no distrito da República) o que faz com que seu tempo de uso e permanência se limite aos dias de semana e aos horários comerciais. Requalificar por meio do projeto de estruturas habitacionais os espaços vazios e subutilizados na Área Central de São Paulo é o objetivo deste trabalho.

Considerando que a infraestrutura urbana é um dos itens mais expressivos na realização do custo final da produção habitacional, é importante sublinhar que a localização de empreendimentos desta natureza em áreas centrais acaba por reduzir seu custo final. A rede de infraestrutura urbana existente na área central justifica a intervenção e sugere um incremento da densidade habitacional na área.

O projeto buscou restabelecer a leitura do bloco da quadra como um conjunto único, entendendo que a requalificação do centro de São Paulo não deve ser feita de forma isolada, lote a lote ou edifício por edifício.

Trabalho disponível em: http://issuu.com/camilaguerreiroreis/docs/o_desenho_da_quadra_-_proposta_de_i

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo