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secao 4!

Da Ordem ao Design:

o Kósmos de Louis I. Kahn

Guilherme Albamonte Mejias

Mário Henrique Simão D’Agostino

A maneira como Louis I. Kahn expressa seu pensamento é sem dúvidas singular. Particularmente durante o período abordado por esta monografia, que vai do início da década de cinquenta até o fim de sua vida, em 1974. Durante esse quarto de século em que produziu sua obra mais significativa, Kahn escreveu diversos artigos e ministrou inúmeras palestras nas quais expunha sua cosmovisão e seus pensamentos sobre arquitetura.

O esforço intelectual de Kahn, a criação de um kósmos teórico, de uma cosmovisão, de uma filosofia ou teoria parece ser um esforço em direção a compreender o universo, ou natureza, para a partir daí começar sua produção arquitetônica. Não necessariamente de maneira linear, mas mais como uma oscilação entre os polos teóricos e práticos de sua produção.Kahn estudava a natureza na prática da arquitetura e também o fazia para desenvolver sua arquitetura.

Esse esforço poderia se justificar pela vontade, ou mesmo necessidade, de Kahn em fazer uma arquitetura coerente com o funcionamento do universo. Não por ser especificamente arquitetura, nem pela ideia de que a arquitetura apenas deva ser coerente com essa funcionamento, mas sim por que toda a produção do homem deve ser. Na última palestra que Kahn ministrou antes de sua morte lhe perguntaram, “Por que arquitetura? Por que você não é um filósofo ou um místico, um teórico?”, e Kahn responde, “Por que qualquer coisa?”, e o estudante lhe responde de volta, “Por que sim!”, resposta a qual o arquiteto concorda inteiramente, “Exatamente”. (Kahn. In: Lobell, 1979, p. 56)

O objetivo desta monografia é interpretar e organizar o kósmos de conceitos criados pelo arquiteto no último quarto de século de sua vida. Esses conceitos se mostram interessantemente coerentes entre si, embora tenham sido concebidos ao longo de vários anos e de maneira aparentemente dispersa – Kahn nunca organizou seu pensamento teórico de maneira holística, apresentando-o em artigos pontuais e em palestras. Essa coerência aponta para a possível existência, ainda que não materializada, de um sistema teórico particular do arquiteto. Essa monografia buscará, da maneira mais linear o possível, delimitar seu pensamento, cobrindo os apectos centrais do mesmo em vista a organizar o kósmos de conceitos criados pelo arquiteto em um sistema coerente de sua visão teórica sobre o universo, a natureza e a arquitetura. Para isso, enfrenta-se a dificuldade de traduzir seu pensamento para linguagem outra da sua, não temendo que no caminho reduções possam ocorrer, mas espera-se que ao final o leitor tenha um panorama amplo e inteligível da obra de Kahn.

Esta monografia se compõe de quatro partes, sendo as três primeiras a tentativa de organizar o sistema teórico de Kahn e a quarta uma análise de como esse sistema se entrelaça com sua produção arquitetônica, a partir do estudo de caso de um de seus edifícios mais representativos, a Biblioteca da Philip Exeter Academy, localizada na cidade de Exeter no estado de New Hampshire. As três primeiras partes, sobre ordem, sobre o mensurável e imensurável e sobre forma e design, são organizadas partindo inicialmente dos conceitos mais abstratos até se entrelaçarem mais intensamente ao âmbito específico da produção arquitetônica. Sendo que, internamente, cada parte busca cobrir uma série de conceitos do sistema teórico de Kahn, buscando explicá-los e ordená-los logicamente. Chegando assim, espera-se, a uma compreensão holística da teoria do arquiteto.

Nesta monografia levou-se em conta principalmente os textos e transcrições de palestras ministradas pelo próprio Kahn, buscando ter um contato mais direto com o pensamento do arquiteto. Não obstante, outras referências, sobre tudo interpretativas sobre a teoria de Kahn, foram utilizadas e constam na bibliografia.

Os textos de Kahn foram cuidadosamente estudados buscando identificar quais são os conceitos centrais do kósmos teórico do arquiteto. Para isso foram selecionados os trechos que se apresentavam como mais sintéticos quanto às ideias mais relevantes de cada texto. Muitos conceitos se repetem em diversos textos de diferentes anos, o que evidencia a relevância deles e demonstra a coerência do pensamento teórico de Kahn.

Uma vez tendo esses trechos destacados, buscou-se identificar em cada um deles o conceito, dupla de conceitos complementares, ou ideia aos quais o trecho se remetia. Assim chegou-se ao elenco de 16 centralidades que compõe o kósmos teórico nesta monografia analisádo.

Dessa maneira, o foco da monografia é percorrer os interruptos e pouco claros caminhos de seus textos, mapeando os pontos chave e traçando um percurso que se pudesse seguir da maneira mais linear possível. Isso não quer dizer que o pensamento de Kahn não está sujeito a tensões ou atritos internos, mas sim que para atingirmos uma compreensão profunda sobre o arquiteto, é preciso, primeiramente, formarmos uma imagem geral e minimamente delimitadora do seu pensamento e produção.

 

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