logofau
logocatfg
secao 4!

Complexo de uso misto em São Caetano do Sul –

Cultura, lazer, comércio e serviço

Letícia Juliana Pazian

Bruno Roberto Padovano

A cidade de São Caetano do Sul está completamente inserida na região metropolitana de São Paulo, apresenta o maior índice de desenvolvimento humano do país e possui cem por cento do seu território urbanizado.

Não tendo mais para onde crescer, iniciou um intenso processo de verticalização nos últimos anos, valorizando o espaço privado e o uso do automóvel.

Os espaços parecem cada vez mais enclausurados e uma sensação de mal estar é crescente com a falta de “respiros” na cidade.

É necessário, portanto, um planejamento urbano que crie soluções inovadoras.

O urbanismo sustentável repensa não só um modelo de desenvolvimento das cidades, mas também de uma vida urbana. Como ter qualidade de vida aliada ao crescimento das cidades e como superar a falta de mobilidade urbana. Segundo Brian Edwards (2008), as diretrizes básicas para promover a sustentabilidade são: melhorar a habitabilidade das áreas urbanas; promover a regeneração urbana; promover a urbanização compacta e uso misto; melhorar o acesso de pedestres e ciclistas; concentrar a urbanização ao redor de pontos nodais de transporte público; oferecer ambientes urbanos mais propícios para a vida coletiva; urbanismo fluído, concebido em rede sobre tramas de áreas verdes.

Buscou-se aplicar neste projeto, os seus principais conceitos de uso misto e a mobilidade urbana, propondo um espaço articulado entre os diferentes usos, público e privado, buscando a sustentabilidade através da valorização e qualificação dos espaços públicos.

O produto deste TFG consiste em um projeto em São Caetano do Sul, cujo programa é constituído por um complexo de uso misto com espaços dedicados à cultura, lazer, comércio e serviço, prevendo uma inter-relação dinâmica e mistura dos programas da forma mais flexível possível, onde a cidade é incorporada no projeto e vice-versa. O terreno escolhido possui uma área de 40.200m2 e fica em uma região bem servida de infraestrutura e transporte público. Hoje, o terreno está em processo de venda pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e antigamente abrigava a Siderúrgica Coferraz. Segundo a lei de zoneamento de 2010 da cidade, o terreno está classificado como Z-13 (Mista para Desenvolvimento Socioeconômico de Interesse Público) no qual permite mescla de usos e alta densidade.

A cidade realiza intensa carga de atividades gratuitas de cultura, esporte e lazer. Essas atividades acontecem em diversos espaços como escolas, parques e praças. Cada espaço público ou livre é intensamente utilizado, uma vez que eles são pequenos respiros dentro de um urbanismo denso. Desta forma optou-se pela construção de um centro cultural que permita a reunião dessas atividades.

O conceito do projeto prevê uma inter-relação dinâmica e mistura dos programas da forma mais flexível possível. A ideia é não limitar possibilidades de usos nos espaços.

A concepção do projeto se formou a partir de diretrizes do que se pretendia e não pretendia para o projeto. A partir delas, o projeto tomou forma pela simples interpretação das mesmas. Desejava-se que o projeto não se impusesse sobre o território, fugindo do sistema de loteamento tradicional. Para isso, o projeto deveria se casar com o terreno, compondo a topografia de uma forma mais orgânica.

Localizado entre as duas futuras estações da linha 18 do metrô, o complexo será bem servido de transporte público, estando a cerca de 380 metros da estação mais próxima. No entanto, a trajetória atual não estimula o caminho do pedestre. Pelo contrário, valoriza o uso do automóvel, com quatro e cinco faixas em cada sentido. O caminho a ser percorrido é murado em ambos os lados (em um lado pelo supermercado e no outro por um muro de contenção das águas do córrego dos meninos), o que gera uma sensação de insegurança maior para o pedestre. Uma das alternativas seria a retirada do muro do córrego transformando-o em um grande parque linear, proposta mais interessante de todas. No entanto, ao longo do córrego, várias linhas e torres de transmissão exigem um estudo mais rigoroso para a viabilização deste parque linear. A solução imediata foi aumentar o canteiro central, criando um grande passeio rodeado de vegetação, espelhos d’água, bancos e boa iluminação, interligando todo o complexo, estimulando o percurso a pé e o uso do transporte público.

O conceito do projeto consiste em permitir um programa livre no centro cultural e espaços públicos. Para isso, o centro cultural é formado por uma casca que tem mais a função de proteger, ventilar e iluminar do que de delimitar o espaço, mesclando o interno com o externo. A cobertura é acessível com vegetação em grama que traz as vantagens de melhorar o conforto térmico, acústico e visual; contribuir para diminuir as ilhas de calor; reduzir a velocidade de escoamento da água da chuva; drenagem urbana; e contribuir para a redução da poluição.

A implantação do projeto teve como critério o menor impacto de sombreamento no entorno, principalmente do edifício de serviços devido à sua altura elevada, e as áreas livres sempre ensolaradas. A fachada do prédio está no sentido norte / sul, não pegando iluminação direta, criando maior conforto térmico e visual.

O projeto foi modulado de seis em seis metros. Todo o dimensionamento das lajes e alocação dos pilares seguiu esta grelha. A laje é nervurada nos dois sentidos criando uma uniformidade visual do teto.

O programa procura reunir as áreas públicas do centro cultural e comércio. A área comercial fica sob o edifício de escritórios, marcando a transição entre o espaço público e privado.

A integração desses espaços com a área externa enfatizou o caráter público do local. O centro cultural é formado por lajes livres e independentes, protegidas pela casca, criando liberdade de usos e disposições de layouts.

FICHA TÉCNICA:

CENTRO DE CULTURA E LAZER:
-Teatro
-Cinema Livre
-Espaço expositivo
-Área de convivência e lazer
-Recreação artística
-Área de leitura
-Oficinas
-Pesquisa e acervo
-Administração
-Carga / descarga teatro
COMÉRCIO:
-Lojas
-Praça de alimentação
SERVIÇO:
-Escritórios
-Estacionamento
-Bicicletário
-Áreas livres

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo